Procura pelas vacinas de sarampo e gripe em Valadares está baixa

A Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares (SMS) alerta sobre a baixa procura das vacinas de gripe e sarampo. As campanhas nacionais começaram no dia 4 de abril e vão até 3 de junho.

Segundo a coordenadora do Departamento de Imunização, a médica Márcia Cordeiro, a procura está bem abaixo do estimado. “A partir do levantamento feito até o momento, apenas 259 crianças foram vacinadas, num total de 16.145; é muito preocupante uma procura tão baixa, isso pode levar ao retorno de doenças que já haviam sido erradicadas”, afirmou.

A procura pela vacina da gripe pelos idosos e trabalhadores da saúde também está baixa. Os registros até o momento apontam que apenas 10,3% (4.677) do idosos e 17,8% (1.095) de trabalhadores da saúde se vacinaram. 

A coordenadora incentiva os pais a procurarem a unidade de saúde mais próxima para vacinarem as crianças de seis meses a quatro anos.

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. 

Campanha contra influenza

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde, minimizar a carga da doença e os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM