Procon de Timóteo alerta consumidores sobre fraudes e golpes

“Todos os dias vem um consumidor pedir orientação após  ter caído em um golpe pela internet, whatsapp , e-mail ou ligações telefônicas, por isso o alerta”, comentou o gerente do Procon de Timóteo, Sílvio dos Santos Ribeiro.

Segundo Sílvio, algumas providências básicas devem ser tomadas todas as vezes em que a pessoa vai realizar uma compra ou fazer uma transação financeira: prefira compras em sites conhecidos ou teste a confiabilidade por meio de pesquisa do CNPJ da loja virtual pelo site da Receita Federal, Reclame Aqui ou Site Confiável. Uma outra dica é não enviar dados bancários ou pessoais por e-mail, SMS ou whatsapp, bem como não compartilhar senhas de cartões.

Também é importante checar o URL (Localizador Uniforme de Recursos = figura de “cadeado” no rodapé da página ou website), que segue um padrão uniforme por meio do qual é possível identificar suas partes, protocolo, domínio e subdiretórios. Evite senhas fáceis, sequenciais ou datas de aniversários. Prefira as senhas complexas e únicas.

Em caso de dúvida, deve-se recorrer ao Procon, que tem a função de orientar os consumidores sobre seus direitos, fazer a mediação dos conflitos nas relações de consumo e fiscalizar essas relações de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O consumidor se torna uma vítima toda vez que confia demais e passa dados pessoais sem checar a reputação da loja virtual, faz atualizações cadastrais, atende mensagens instantâneas ou chamadas telefônicas de pessoas desconhecidas, situações que antecedem a maioria dos golpes.

O Procon de Timóteo está localizado no Terminal Rodoviário, na rua 8 de Dezembro, nº 50, Centro Norte. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h30. O telefone de contato é o (31) 3847-4758 (whatsapp).

Com informações da Prefeitura de Timóteo.

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