A Secretaria Municipal de Saúde de Ipanema informou na última sexta-feira (29) que identificou o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos na cidade.
O paciente é um homem de 23 anos que não fez viagem internacional. De acordo com a secretaria, o jovem começou a apresentar sintomas após ter participado de uma festa em uma cidade próxima. O paciente já recebeu o atendimento necessário, está em isolamento domiciliar e em bom quadro geral de saúde.
A Secretaria também informou que a testagem para confirmação do vírus foi enviada para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e o resultado está previsto para esta quarta-feira, dia 3 de agosto.
No comunicado divulgado na semana anterior, a secretária também ressaltou que, “em caso de confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde emitirá comunicado à população”.
A orientação é que, em casos suspeitos, deve-se manter o isolamento social, utilizar máscara, evitar compartilhamento de objetos e evitar o contato direto com as lesões causadas pela doença.
Casos em Minas Gerais
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até às 12h, desta segunda-feira (1º) foram registrados 63 casos de Monkeypox (varíola dos macacos) confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 107 casos foram descartados, 142 estão em investigação e 2 casos foram classificados como provável.
Ainda de acordo com a sevretaria um caso confirmado que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clinicas graves evoluiu para óbito na última quinta-feira (28). Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.
A Secretaria também informou que, até o momento, os demais casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos, em boas condições clínicas. Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados. Somente o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária. Há 3 casos suspeitos internados para cumprir isolamento.