Primeira fase do Revalida acontece neste domingo

Mais de 15 mil médicos farão a primeira fase do exame de revalidação de diplomas hoje. Prova acontece em duas partes aplicadas no mesmo dia

A primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 acontece hoje, 6 de dezembro. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2011, o Revalida visa regularizar no Brasil o diploma de graduação em medicina expedido por instituições estrangeiras. Ao todo, 16.452 médicos se inscreveram para o exame em 2020. Do total de inscrições, 15.498 foram confirmadas.

Em 2020, a primeira etapa do exame será aplicada em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O exame é composto por duas etapas de avaliação. A primeira etapa é formada por uma prova teórica, dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, devem ser resolvidos cem itens objetivos. Na parte da tarde, os participantes precisam responder a cinco questões discursivas. Estão previstas para a prova questões de ginecologia e obstetrícia, medicina clínica, cirurgia geral, pediatria e medicina de família e comunidade, abordadas de forma interdisciplinar.

O Revalida terá como referência os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A segunda etapa do exame é uma avaliação prática realizada em estações clínicas, que contará com edital próprio e só poderá ser feita pelos participantes aprovados nas provas teóricas. 

Orientações– Os participantes do Revalida devem ficar atentos às informações contidas no Cartão de Confirmação da Inscrição antes da realização da prova, no dia 6 de dezembro, nos turnos matutino e vespertino. O cartão contém informações como número de inscrição, data, hora e local do exame. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o documento no dia da aplicação.

Os inscritos deverão comparecer ao local de prova com documento de identificação válido e máscara de proteção contra a COVID-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas.

O participante deve comparecer ao local de provas para procedimento de identificação até as 7h, pela manhã, e até as 15h, pela tarde (horário de Brasília). O distanciamento social entre as pessoas deverá ser sempre respeitado. Caso o participante necessite comprovar sua presença no exame, ele deverá apresentar ao aplicador, no momento da identificação, a Declaração de Comparecimento impressa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM