Prefeitura traz orientações de como armazenar o lixo durante a pandemia

No atual cenário de pandemia do coronavírus, os cuidados com o descarte de lixo são essenciais para se evitar contaminações

A prestação de serviços de limpeza urbana é essencial para a proteção do meio ambiente e da saúde humana, além de auxiliar na prevenção da transmissão do novo coronavírus (Covid-19) e de outras doenças, ao evitar o acúmulo de resíduos nas residências e no comércio.

Em meio ao atual cenário de pandemia, a maneira de descartar o lixo doméstico requer atenção redobrada. Diante disso, a Prefeitura de Governador Valadares recomenda que as pessoas que estiverem com sintomas ou já tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19 mudem a forma de descarte do lixo e adotem as seguintes orientações:

  • Não encaminhe os materiais recicláveis para coleta seletiva, mas sim para a coleta de lixo comum, de modo a evitar riscos de contaminação para quem coleta e também aos recicladores.
  • Os resíduos precisam ser acondicionados em sacos reforçados, com uma fita vermelha. Também devem ser borrifados com água sanitária antes de serem levados para o recolhimento. Não se esqueça de fechá-los e lacrá-los bem.
  • Recomenda-se separar uma lixeira de uso exclusivo para a pessoa com suspeita ou infectada pelo novo coronavírus no cômodo reservado para ela.

Quem não apresenta sintomas do novo coronavírus ou testou negativo para a doença pode descartar o lixo da forma convencional, separando o lixo seco do úmido. Nesse caso, a pessoa não infectada ainda assim deve ter o cuidado de retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo de forma que não vaze nem ar nem líquidos, para que, caso o vírus esteja presente, fique dentro do saco de lixo.

Recomenda-se também higienizar pontos de contatos, como alças e tampas de lixeiras e colocar os sacos para a coleta de acordo com os dias que o caminhão passa em cada bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM