GOVERNADOR VALADARES – No início do mês de janeiro, o Governo Federal anunciou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V em Governador Valadares dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). No entanto, após tomar conhecimento do assunto, a Prefeitura de Governador Valadares divulgou duas notas para esclarecer informações relacionadas ao projeto, negando o endereço previamente divulgado para a construção da unidade.
Ministério da Saúde confirma UBS para Valadares
No dia 7 de janeiro, o Ministério da Saúde confirmou que Governador Valadares foi incluída no plano de construção de UBS de grande porte. Essa unidade tem como objetivo ampliar o atendimento em atenção primária. Conforme o projeto, a estrutura contará com 19 consultórios, espaços para ações comunitárias, áreas de acolhimento e práticas sustentáveis, como reutilização de água e iluminação eficiente. O endereço para a construção da UBS no bairro Bosques da Figueira foi confirmado pelo DRD junto ao Ministério da Saúde.
Além disso, segundo o Ministério da Saúde, a escolha do município seguiu critérios técnicos, como vulnerabilidade socioeconômica, baixos índices de cobertura da Estratégia de Saúde da Família e vazios assistenciais. Governador Valadares foi uma das cidades que demonstraram interesse na iniciativa, enviando uma carta-consulta eletrônica e cumprindo as exigências documentais previstas nas Portarias GM/MS nº 1517 e 1735 de 2023.
Prefeitura nega localização divulgada
A Prefeitura de Valadares afirmou que o endereço divulgado anteriormente, na Avenida Antônio Rodrigues Coelho, no bairro Bosque da Figueira, não será o local onde a UBS será construída. Segundo a Secretaria de Planejamento, a informação sobre o endereço é incorreta.
Em nota, o Secretário de Planejamento, Gustavo Veríssimo, destacou que “nunca houve qualquer planejamento para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no endereço divulgado recentemente”. A Prefeitura esclareceu ainda que o local não passou por diagnósticos ou análises de viabilidade para receber a obra.
Estudos para definir áreas estratégicas
A administração municipal informou que está realizando estudos para identificar as áreas mais adequadas para a construção da UBS e outras unidades de saúde. O objetivo é garantir que as futuras obras atendam às necessidades da população de forma estratégica e eficiente.
“A Secretaria de Planejamento está atualmente realizando estudos para a definição de diversas áreas que receberão novas UBS em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e os serviços de saúde para a população”, explicou a Prefeitura.
Outras UBS serão construídas na cidade
Além da UBS de Porte V prevista no Novo PAC, a Prefeitura destacou que há planos para a construção de outras unidades de saúde em Governador Valadares. A administração municipal reforçou o compromisso de ampliar a rede de atenção primária, fortalecendo o atendimento básico e descentralizando os serviços de saúde.
“A administração municipal segue trabalhando para garantir que os recursos destinados a essas obras sejam utilizados de forma eficaz e tragam benefícios para toda a comunidade”, afirmou a nota oficial.
Próximos passos
Enquanto os estudos e diagnósticos para definição do local continuam, o Ministério da Saúde já estabeleceu um cronograma para as obras da UBS de Porte V. O prazo inicial para a ação preparatória é de 270 dias a partir da habilitação da proposta, que inclui aprovação da Vigilância Sanitária local, licitação e ordem de serviço. A previsão é que as obras tenham início até 15 de abril de 2025.
Leia as duas notas da Prefeitura de Valadares na íntegra
Nota 1:
A Prefeitura Municipal de Governador Valadares, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que foi incluída no plano de construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte V, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Contudo, ainda não foi definido o terreno para a construção da UBS que será implantada na cidade.
Dessa forma, gostaríamos de esclarecer que o endereço da unidade informado anteriormente, na região do Santos Dumont, mais especificamente na Avenida Antônio Rodrigues Coelho, no bairro Bosque da Figueira, não será o local onde a UBS será construída.
Vale destacar que, além dessa UBS, várias outras unidades de saúde serão construídas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de melhorar o atendimento à população e ampliar a rede de serviços de saúde. A administração municipal segue trabalhando para garantir que os recursos destinados a essas obras sejam utilizados de forma eficaz e tragam benefícios para toda a comunidade.
Nota 2:
A Prefeitura Municipal de Governador Valadares, por meio da Secretaria de Planejamento, esclarece que, conforme afirmou o Secretário de Planejamento, Gustavo Veríssimo, nunca houve qualquer planejamento para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no endereço divulgado recentemente. O local mencionado está completamente equivocado.
A Secretaria de Planejamento está atualmente realizando estudos para a definição de diversas áreas que receberão novas UBS em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e os serviços de saúde para a população. No caso específico da unidade mencionada, jamais foi realizado qualquer diagnóstico ou análise sobre a viabilidade do local para a instalação da UBS.
Comments 8
E lógico que o atual prefeito vai enrolar pra poder ficar com os méritos da construção das UBS.
Segundo a nota,a prefeitura irá construir outras unidades, parabéns.Mas não podemos dá o luxo de perder essa que o governo federal está doando. Que a prefeitura evide reforços o mais rápido possível para receber a obra.
Segundo a nota,a prefeitura irá construir outras unidades, parabéns.Mas não podemos dá o luxo de perder essa que o governo federal está doando. Que a prefeitura evide reforços o mais rápido possível para receber a obra.
É a politicagem entrando nesse mérito da construção de uma UBS em GV.
Uma obra tão importante porém, como é o governo federal do PT quem irá construir o PL de GV não quer.
Governador Valadares não muda mesmo.
Políticos medíocres.
Ha um ditado que diz:Quem sabe ler um pingo é letra.Realmente esses politiqueiros não muda mesmo,enquanto isso o povo e a cidade leva fumo.kkkkk
A velha política de volta…nem o nome do boi mudou
Ei fui uma que enviou recado para o novo prefeito, sobre a questão da saúde em GV, pq nunca vi eficiência nessa área na cidade.
Se o prefeito anterior não analisou o espaço, precisa ser analisado sim.
Espero que dê certo.
O Prefeito Coronel Sandro, tem razão em propor estudos pra encontrar áreas mais adequadas para construção de novas unidades de saúde. A área do Bairro Santos Dumont corre risco de inundação, a exemplo do Bairro São Paulo que precisou mudar o Posto de Saúde de local por causa de inundação.