Prefeitura mantém decreto e comércio continuará fechado por tempo indeterminado em GV

Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (27), na 8ª Risp, o prefeito André Merlo (PSDB) convocou o Sistema de Comando em Operações (SCO) e empresários da cidade para definir novos critérios para a prevenção e combate ao coronavírus, com a manutenção do isolamento social na cidade.

O prefeito defende que sua decisão se dá principalmente em virtude da espiral de crescimento da infecção, que deve ter seu pico na primeira semana de abril, conforme projeções do Ministério da Saúde. Portanto, o comércio continua fechado, até que o Estado se pronuncie ao contrário.

“A gente conversou a respeito dessa determinação com todas as entidades de classe econômica da cidade. A nossa curva ainda é crescente em relação ao Covid-19. Nós iremos seguir à risca a deliberação do governo do Estado. Não podemos aqui assumir riscos. Nós temos recomendações do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e a orientação do Estado para manter o decreto. O comércio, por enquanto, continuará fechado, com exceção dos que já estão e podem estar abertos, mas com restrições de higienização”, disse o prefeito.

Impactos na economia

André Merlo comentou que ainda é cedo para avaliar os impactos e consequências do avanço do coronavírus na economia em Governador Valadares.

“Hoje é o quinto dia. Esse impacto deverá ser sentido nos próximos dias. Todos nós sabemos da importância da economia local. Mas, enquanto o Estado não determinar, o comércio em Valadares continuará fechado”, disse o prefeito.

O secretário Municipal de Saúde, Enes Cândido, atualizou o atual momento do enfreamento do coronavírus em Valadares. “A curva ainda está crescente na cidade para picos, e nós estamos nos preparando para começar a atender pacientes em estado grave. É um momento diferente que nós da saúde estamos enfrentando. Um óbito já está em investigação e outro paciente da rede privada também internado em estado grave e está sendo investigado. Os dois se enquadram nos casos suspeitos registrados na cidade”, explicou.

Novos leitos estarão disponíveis

O secretário de Saúde revelou que novos leitos já estão em funcionamento no Hospital Municipal para atendimento de pacientes graves de coronavírus e que os pacientes agora serão atendidos na Policlínica, a partir da próxima segunda-feira (30).

“Já temos 25 novos leitos com setor novo e estamos criando mais 24, que estarão disponíveis para usarmos nos casos de Governador Valadares e região que tiverem necessidade de internação”, disse Enes.

Estado de saúde da paciente com caso confirmado

A Prefeitura de Governador Valadares confirmou na última terça-feira (24) o primeiro caso de coronavírus na cidade. Trata-se de uma idosa de 66 anos que se encontra em isolamento domiciliar. O caso já consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.

A paciente segue sendo monitorada pela Secretaria de Saúde. “O estado de saúde da paciente é estável e ela permanece em isolamento domiciliar. Nós aguardamos agora os resultados dos testes da Funed, feitos na filha, que esteve em São Paulo”, ressaltou Enes.

Isolamento social é fundamental

Enes Cândido reforçou que a recomendação continua sendo a de isolamento social na cidade. “Isso foi manifestado em todas as reuniões da equipe do SCO. Ainda não tínhamos óbitos em investigação e agora temos. Ou seja, o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde ainda é de isolamento social. O que está faltado é o bom senso da grade maioria da população, principalmente as pessoas na faixa de risco, acima dos 60 anos, quanto a não obedecer as recomendações”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM