Prefeitura faz parceria com Comitê Paralímpico Brasileiro

O acordo de cooperação é para capacitação de profissionais de educação física do município

A Prefeitura de Valadares está empenhada em garantir mais inclusão para as pessoas com deficiência. Depois de reformar a Praça de Esportes para melhorar a acessibilidade, agora vem a capacitação dos professores para atender melhor a este público. A capacitação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O termo de parceria foi assinado na tarde dessa terça-feira (27), na Praça de Esportes. Além de conhecerem a estrutura da Praça de Esportes, os representantes do CPB visitaram a Estação Olímpica. Valadares será a quinta cidade mineira contemplada por esta parceria, que já é realizada em Belo Horizonte, Uberlândia, Três Corações e Varginha.

O responsável pelo programa de capacitação do CPB, David Costa Farias, destacou que a capacitação é destinada não só a professores de educação física mas aos demais professores e a todas as instituições que atendam pessoas com deficiência. “O esporte paralímpico brasileiro tem alcançado grandes conquistas. Nas últimas edições, o Brasil já estava entre os dez no ranking das medalhas. De um lado temos este movimento que gera renda, medalhas, visibilidade, de outro vemos que pessoas com deficiência ainda têm dificuldade de empregabilidade. Apesar da lei, a maioria das empresas ainda emprega pessoas com pequenas deficiências. Nosso objetivo como CPB é que a inclusão não fique limitada ao esporte”, enfatizou. Davi, que é deficiente visual, veio acompanhado da pedagoga do CPB Eliana Theodora.

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, se autodescreveu e lembrou-se das parcerias da prefeitura com a Apae e com demais instituições que atendem pessoas com deficiência. “Reformamos a Praça de Esportes para garantir a acessibilidade, mas para que ela se torne acessível é necessário mais do que a estrutura, é necessário que os profissionais tenham conhecimento e outro olhar para os alunos com deficiência, para que os motivem a participar das atividades e aproveitar melhor os espaços”.

A prefeita de Conselheiro Pena, Nádia Filomena, destacou a importância do evento. “Como educadora que sou, acho que este evento é muito importante. Enquanto educadora, fui diretora de escola pública e fizemos trabalho de inclusão. Fomos a primeira escola da Superintendência de Ensino a ter sala de recursos. Esta parceria com o CPB vai alavancar o esporte para todos os cidadãos. O sonho se realiza para aqueles que trabalham enquanto sonham”, afirmou.

O prefeito André Merlo (PSDB) comentou as vitórias do vôlei e futebol feminino e lembrou que após as olimpíadas vêm as paralimpíadas. “Quem sabe hoje estamos plantando a semente que daqui alguns anos nos darão representantes de Valadares e região nas paralimpíadas. Temos nossas limitações enquanto poder público, mas tendo boa vontade, devagarzinho vamos melhorando. Fizemos a reforma da Praça de Esportes em tempos difíceis e hoje ela é totalmente acessível. Em breve vamos inaugurar o novo Craedi, que servirá de referência não só para a região como para o Brasil”, falou já convidando os representantes de outras cidades a posteriormente virem a conhecer.

O professor da Apae Maurício de Souza acredita que a capacitação poderá elevar o nome de Valadares em nível regional, estadual e até nacional. “Acredito que com a capacitação de mais profissionais para trabalhar na área paralímpica junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro, seguindo as normativas do comitê, vai fazer com que profissionais que hoje talvez não trabalhem com este público por medo ou falta de conhecimento, venham a trabalhar; e acredito que vamos ter até mais atletas participando de competições paralímpicas. Atualmente, em Valadares, praticamente só a Apae participa destes eventos”.

A coordenadora do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (Cadef), Hérica Guerriere, já vislumbra a participação de seus técnicos no curso de capacitação. “Esta iniciativa é excelente! Valadares precisa desbravar a inclusão do deficiente em vários aspectos, não só na área da saúde mas também na do esporte, cultura e no lazer, principalmente. Hoje estamos muito deficitários”, lamentou.

Além de Valadares e Conselheiro Pena, também vão selar parceria os municípios de Mathias Lobato, Alpercata, Cuparaque, São Geraldo da Piedade, Engenheiro Caldas, Resplendor, Itanhomi, Sobrália, Frei Inocêncio e Goiabeira.

A capacitação

A capacitação para os profissionais de educação física ocorrerá na modalidade de ensino a distância (EAD). As aulas são gratuitas e serão ministradas em parceria com o Impulsiona, programa de educação do Instituto Península. O tema do primeiro curso é “Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte”.

Todo o material é gratuito e não haverá custo para o município e nem para os professores que serão capacitados. O conteúdo inclui textos, vídeos, atividades interativas sobre: a história do esporte paralímpico, grandes atletas brasileiros, tipos de deficiência elegíveis e sugestões de atividades práticas para levar mais inclusão para as aulas de educação física. O objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro é capacitar 100 mil professores para o esporte paraolímpico até 2025. Até o dia 24 de junho deste ano haviam sido habilitados 30 mil professores.

Com a parceria com o CPB, Valadares dá mais um passo para se tornar referência regional no esporte paralímpico, disponibilizando nossas instalações para realização de eventos oficiais do CPB e também o uso pelas cidades da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM