Prefeitura de Valadares emite novo decreto que restringe aglomerações

Decreto do prefeito André Merlo (PSDB), que deve ser emitido ainda nesta quarta-feira (18), restringe ainda mais a aglomeração de pessoas, como medida preventiva à contaminação pelo Covid-19 (coronavírus). O prefeito avalia que o isolamento social foi efetivo em países que obtiveram sucesso no controle da pandemia.

A medida foi anunciada após reunião do Sistema de Comando em Operações (SCO), realizada na manhã desta quarta-feira (19), na 8ª Região Integrada de Segurança Pública (8ª Risp). Ao final da reunião, o prefeito também anunciou que os profissionais da rede pública foram convocados para treinamento de prevenção e combate à doença.

Isolamento social

“Vamos convocar, por exemplo, profissionais da saúde para fazerem treinamentos. Mas vamos orientar a restringir aglomerações, também com fechamento de algumas reuniões maiores, como salas de cinema, cultos e missas com volume acima de 100 pessoas. Ou seja, caminha para o isolamento social, realmente. Foi assim nos países que obtiveram sucesso”, comentou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Enes Cândido, também falou da importância do isolamento social. Para o secretário, a população ainda não compreendeu a gravidade de uma situação que, ele avalia, tende a piorar.

“Talvez as pessoas estejam achando que nós estamos exagerando, mas não estamos. Nós só estamos fazendo algo pra que, quando a parte aguda chegar aqui, porque vai chegar, e ela ainda não chegou, a gente consiga já estar preparado”, disse Enes.

Idosos

Enes Cândido também falou sobre preparativos do município para lidar com a pandemia do vírus Covid-19. O secretário abordou a necessidade de planejamento técnico para saber como lidar com idosos, inclusive durante a campanha de vacinação contra influenza e sarampo.

“Nós não vamos poder fazer uma campanha comum. Eu ainda não sei como nós vamos fazer, isso vai ser definido até sexta-feira, mas nós não podemos encher o posto de saúde com idosos no dia D, como geralmente ocorre”, afirmou o secretário de Saúde.

Casos suspeitos

Até a tarde desta quarta-feira, as notificações de suspeita de coronavírus em Valadares eram de 16 casos investigados, dois descartados e nenhum confirmado. “Temos muitas pessoas com caso de gripe que não se enquadram como suspeitas. Os exames, até o momento, estão sendo feitos nesses casos suspeitos”, afirmou a médica infectologista do Município, Junea Ferrari.

De acordo com ela, são consideradas suspeitas todas as pessoas com sintomas e que tenham retornado de viagem ao exterior nos últimos 14 dias, ou que tenham tido contato com pessoas que voltaram ao Brasil no mesmo período e apresentem sintomas. (Camila Fernandes/Thiago Ferreira Coelho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como