Prefeitura de Timóteo realiza conscientização sobre doença de Parkinson

A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo realizou, nesta segunda-feira (11), uma transmissão ao vivo pela internet para falar sobre a doença de Parkinson. A ação contou com a presença do presidente do Gruparkinson, Gervásio Pierre Araújo Fraga, além do vice, Rogério Vilaça, e do fisioterapeuta Diego Santos Oliveira, que atua no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da rede municipal de Saúde.

Em Timóteo, o Instituto Parkinsoniano e de Doenças Neurológicas Degenerativas do Estado de Minas Gerais (Gruparkinson) realiza por mês, em média, 150 atendimentos com especialista em neurologia para o município. O Gruparkinson mantém parceria com a Prefeitura, que repassa verba para a manutenção das atividades. São 48 alunos de pilates e 40 pacientes cadastrados. 

O instituto é o primeiro do estado a desenvolver ações em favor dos pacientes diagnosticados com a doença. Fica situado à rua Maria Rodrigues Carvalho, 727, bairro Novo Horizonte, com atendimento das 7 às 12 horas. Contatos pelo telefone (31)3848-3931.  

Sobre o Parkinson

A doença de Parkinson é caracterizada por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez nas articulações e lentidão de movimentos. Existem outros sintomas não motores, como diminuição do olfato, boca seca, desequilíbrio emocional, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal. Quando ela chega a se manifestar, já ocorreu uma perda de 80% dos neurônios. 

Não existem exames específicos para detecção da doença. É necessário o acompanhamento do paciente por uma equipe multidisciplinar, como fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, neurologista, nutricionista e fonoaudiólogo. Informações: Prefeitura de Timóteo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como