Na última sexta-feira (15) aconteceu em Guanhães uma ação de prevenção a queimadas, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de incêndios nesta época do ano. O ato contou com a participação da Prefeitura de Guanhães, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar do Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
A blitz educativa aconteceu na Avenida Mílton Campos com o foco de apontar o período crítico que estamos vivendo nesta época do ano. De acordo com os militares, neste período, a umidade do ar fica baixa e a vegetação mais seca, tornando assim o aumento de incidências de incêndio mais comum. Dessa forma, causando sérios danos à fauna e flora da região, destruindo vegetações e matando diversas espécies de animais, podendo atingir até mesmo residências.
Aliás um ponto importante repassado na blitz para a população, foi sobre os crimes ambientais. Atear fogo em vegetação, mesmo sendo em lotes urbanos, sem autorização, é infração grave, sendo considerado crime pelo Código Penal. Portanto o proprietário é o responsável pela limpeza do ambiente.
Encerrando a ação educativa, os militares ressaltaram a importância de denunciar quem causa incêndios criminosos discando o 181 ou 193.