Quem mora no interior sabe que as praças representam um lugar simbólico. Geralmente são bem localizadas no centro da cidade, o que funciona muito bem como um ponto de referência para aqueles que estão de passagem. E é uma praça em Governador Valadares que uma companhia de teatro escolheu para ser o palco de um espetáculo recheado de alegria e diversão.
Sorte de quem estava na Praça dos Pioneiros nesta ensolarada tarde de segunda-feira (8) e pôde não só assistir, mas também participar da peça “Brincadeira de Criança”. A história é simples: um garoto que só queria jogar videogame na festa de aniversário dele precisa achar um jeito de se divertir com os convidados que estavam entediados por não terem brincadeiras.
É a partir dessa história que a praça se torna um picadeiro de circo e os atores, com maquiagem de palhaço, encarnam personagens que relembram brincadeiras da infância. Com poucos minutos, atores e espectadores se misturam em uma combinação de improvisos que geram um dos melhores elementos de uma boa história: a surpresa.
Mais que apresentação de uma peça de teatro, o espetáculo convida, de forma literal, aqueles que estão assistindo a interagir com a história de diferentes formas. Foi essa a experiência de que quem passou pela praça e alunos entre 5 e 12 anos de duas escolas de Valadares.
“Pra gente é muito importante ter esse tipo de atividade com os alunos, porque esses passeios são muito importantes para eles estarem vivenciando essas manifestações culturais”, disse a vice-diretora da Escola Municipal Valdete Nominato, Sandra Magalhães Matos.
Se os estudantes se divertem assistindo e participando do espetáculo, os atores e artistas envolvidos na produção da peça de teatro comemoram com alegria a oportunidade de levar diversão para as crianças de todas as idades.
“A gente fica muito emocionada, porque passou dois anos em casa fazendo live, tentando adaptar para o audiovisual, mas não tem nada melhor do que você ouvir as crianças ao vivo. Estávamos morrendo de saudade de nos apresentar nas praças”, disse Yasmine Rodrigues, produtora cultural.
Teatro itinerante
A peça “Brincadeira de Criança” é um espetáculo da Companhia Circunstância, de Belo Horizonte. O grupo tem se apresentado em diversas cidades em Minas Gerais, e nesta segunda-feira (8) a cidade da vez foi Governador Valadares. A peça de aproximadamente 50 minutos é a realização do trabalho de artistas que têm se dedicado a levar de forma itinerante a cultura do teatro de rua.
“O teatro de rua é isso, a gente está no meio do centro da cidade fazendo um picadeiro a céu aberto. É um trabalho árduo, um trampo! A gente tem uma coisa na companhia de teatro de sempre tentar fazer espetáculos mais compactos para caberem na van. A gente sempre tenta fazer essa logística para ser melhor pra gente. Todos os atores carregam cenário, carregam figurino, fazem parte da logística inteira do espetáculo, desde texto até prender lona. A gente faz de tudo mesmo”, disse Yasmine Rodrigues.
A peça da companhia será encenada na próxima semana nos municípios de Tumiritinga (9), Conselheiro Pena (10), Resplendor (11) e Antônio Dias (12).