Por mau cheiro provocado por resíduos, moradores do bairro Planalto acionam Ministério Público

Moradores do bairro Planalto, nas proximidades da BR-116, acionaram o Ministério Público (MP) para reclamar de poluição e mau cheiro na vizinhança. Segundo os reclamantes, o odor é proveniente de resíduos liberados pela caldeira da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, que tem sede no bairro. Conforme a denúncia, os resíduos são despejados no córrego Figueirinha e têm potencial para prejudicar a saúde da população. Em nota, a Cooperativa afirmou que tomará as providências necessárias.

Ao MP, os moradores relataram a ocorrência de poluição atmosférica e hídrica, ocasionando mau cheiro e perturbando a vizinhança. Em vídeo que circula nas redes sociais, o morador Orlando Alves afirma que a população local está preocupada não apenas com o odor provocado pelos resíduos despejados, mas também com as consequências que a poluição pode causar na saúde dos habitantes do bairro.

“Fizemos a ocorrência (no Ministério Público) porque não tem condições mais de aguentar esse mau cheiro. E além do mau cheiro, o pó também. Isso está prejudicando a nossa saúde, dos nossos idosos e das nossas crianças. Temos que ficar com as portas fechadas, e as janelas, porque esse odor está atingindo toda a região do bairro. Nós queremos solução, porque não é fácil ficar em nossas casas, nesse calor, sofrendo com esse mau cheiro e essa catinga. Temos gente no bairro que tem problema de pulmão e queremos essa solução o mais rápido possível”, afirmou Orlando Alves.

Cooperativa

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce afirma, por meio de nota, que o interesse pela comunidade é um dos princípios cooperativistas que regem as atividades da organização. A Cooperativa salienta ainda que todas as providências serão tomadas para a convivência entre o desenvolvimento promovido pela unidade industrial e o respeito à comunidade.

“A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce arrendou desde 1º de julho de 2019, a Unidade Industrial onde produz os produtos com a marca Ibituruna. Sempre pauta suas atividades pelos princípios cooperativistas, dentre os quais destacamos o interesse pela comunidade, observando todas as premissas legais. Sobre a reclamação de moradores residentes na proximidade da Unidade Industrial alugada, referente ao odor, a Cooperativa vem a público esclarecer que todas as providências necessárias para o restabelecimento da Estação Biológica são e estão sendo tomadas para que a comunidade possa conviver harmoniosamente com o desenvolvimento que esta Unidade promove para Valadares e região. Reafirmamos o compromisso de exercer as nossas atividades sempre em benefício e total respeito à comunidade”, diz o texto enviado pela Cooperativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM