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Plataforma digital hospeda 170 lojas virtuais de Valadares

Ação, que inclui 170 estabelecimentos, foi prorrogada a fim de apoiar comerciantes durante a pandemia do novo coronavírus

As lojas virtuais têm sido uma alternativa para os comerciantes manterem as vendas durante a pandemia do novo coronavírus. Em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce (MG), as vendas, que já contam com uma plataforma digital para divulgação de produtos locais, ganharam um reforço com o apoio da Fundação Renova. O sistema, que facilita o acesso direto a comerciantes e diversos itens e estava previsto para encerrar em maio, foi prorrogado para ficar ativo até dezembro de 2020.

A Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV), em parceria com a Apiki WordPress e a Univale, desenvolveu a plataforma on-line para criação de lojas virtuais gratuitas em Governador Valadares, lançada em março. A iniciativa surgiu para criar alternativas de vendas e incentivar a economia da cidade, movida, principalmente, pelo comércio, atividade prejudicada pelo avanço da Covid-19.

A ação, chamada de ACE Loja, foi ampliada para atender comerciantes e produtores impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Com isso, foi possível o lançamento de 170 lojas virtuais, uma alternativa real para impulsionar a venda de produtos e serviços locais. Como parte do apoio ao projeto, a Fundação Renova vai oferecer capacitação em Educação Digital para vendas pela internet (loja virtual, marketplace, fluxo e processos de vendas).

De acordo com Jackson Lemos, presidente da ACEGV, “a ACE Loja é uma plataforma digital simplificada para atender, neste momento de crise da Covid-19, os comerciantes de produtos e serviços, que precisam continuar faturando para manter postos de trabalho e as contas em dia. É uma forma de conectar consumidores com os comerciantes de um jeito fácil e rápido. O projeto é voltado para o pequeno e médio comerciante que não tem ainda acesso a esse serviço”.

Com a Loja ACE, sem sair de casa, é possível comprar peixes, frutas e verduras agroecológicas, cachaças, queijos da roça, tortas, guloseimas, petiscos, salgados, doces e bolos confeitados, uma variedade de produtos artesanais, caseiros e de muita qualidade.

Alternativa em meio à crise

Ana Lage, líder dos programas de Economia e Inovação da Fundação Renova, destaca o crescimento do marketing digital, que vem se tornando uma ferramenta importante para manutenção e continuidade das atividades dos pequenos negócios durante a pandemia.

“Comprar dos pequenos negócios atingidos gera força aos empreendedores que vivem ao longo do rio Doce e que tiveram suas atividades interrompidas em função do avanço da Covid-19. A comercialização dos produtos de atingidos faz com que a economia local gire dentro das comunidades e distritos”, diz Ana.

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