PF deflagra operação contra fraude a licitações em Almenara

FOTO: Divulgação / Polícia Federal (PF)

GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal (PF) de Valadares, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta quarta-feira (22), uma operação com objetivo de desarticular associações criminosas suspeitas de fraude a licitações no município de Almenara. Segundo a PF, a equipe cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Teófilo Otoni/MG.

A ação combate irregularidades na gestão de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). As irregularidades são referentes a contratações do ano de 2020 no município de Almenara/MG.

Conforme a PF, as investigações apontam para uma possível cumplicidade entre empresários e servidores da Secretaria Municipal da Saúde do município. A fim de promover o direcionamento dos certames e compras públicas para uma predeterminada empresa.

Foram, então, constatadas irregularidades nos procedimentos licitatórios, tais como a apresentação de documentação extemporânea, montagem de orçamentos e propostas, repetição de falhas ortográficas em documentos de empresas diversas, indicativos de execução incompleta dos contratos, simulação de cotação de preços, dentre outros indícios.

De acordo com a Polícia Federal, as apurações prosseguem com a análise do material apreendido nesta quarta (22). Os envolvidos podem responder por crimes de dispensa de licitação, sem observância das formalidades legais, fraude a licitações com combinação para frustrar o caráter competitivo do certame, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

FOTO: Divulgação / Polícia Federal (PF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM