Pelo segundo ano seguido, Semana Santa será celebrada em contexto de pandemia

Sem atividades presenciais nas igrejas católicas de Valadares, bispo Dom Félix destaca que os fiéis podem acompanhar as cerimônias da Semana Santa em canais oficiais católicos, além das mídias sociais das paróquias

Devido à pandemia e ao aumento da proliferação da covid-19, as igrejas católicas de Governador Valadares não realizam missas com a presença dos fiéis desde o dia 22 de março. A medida vai até o dia 10 de abril. Nesta Semana Santa, o bispo Dom Félix informa que as cerimônias podem ser acompanhadas pelos canais de comunicação da Igreja Católica e nas mídias sociais das paróquias. Além disso, foi disponibilizado um roteiro, elaborado pela Comissão para a Liturgia da CNBB, para celebrar o Tríduo Pascal em família.

O bispo Dom Félix ressalta que este momento é de continuar tomando todos os cuidados, mas sem esquecer de aproveitar o tempo para buscar a Deus. “Diante do agravamento da pandemia da covid-19, o melhor a fazer é tomar todos os cuidados necessários para evitar o contágio pelo coronavírus: usar máscara, lavar bem as mãos ou passar nelas álcool em gel, manter o distanciamento físico e evitar aglomeração de pessoas; se puder, ficar em casa, pois quem ama cuida de si mesmo e dos seus entes queridos. No mais, aproveite o tempo ocioso ou livre para rezar a sós ou em família; meditar na Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que é a razão de nossa fé; acompanhar as cerimônias da Semana Santa pelos meios de comunicação católicos e, de preferência, pelas mídias sociais de sua paróquia. Rezar também pelo fim da pandemia, pelo descanso eterno dos falecidos, vítimas da covid-19, e pelo conforto espiritual das famílias enlutadas”, disse.

Bispo Dom Félix ressalta que o momento é de aproveitar o tempo ocioso para meditar na Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus (Foto: Arquivo Diocese de Governador Valadares)

De acordo com o bispo Dom Félix, na Sexta-feira da Paixão e no Sábado de Aleluia, durante o dia, não se celebra Missa, mas acontecem outras atividades. “Na Sexta-feira Santa, à tarde, será celebrada uma ação litúrgica em que se revive a Paixão, Crucificação e Morte de Jesus; à noite, reza da Via Sacra, na qual se contemplam os últimos momentos da vida terrena de Jesus. Aos fiéis, cabe acompanhar essas cerimônias pelos meios de comunicação católicos e das mídias sociais das paróquias.”

A Comissão para a Liturgia da CNBB tem disponibilizado roteiros de celebração para os fiéis desde o início da pandemia. O bispo Dom Félix conta que essas ações no meio familiar são muito importantes. “Desde o começo da pandemia a Comissão para a Liturgia da CNBB tem oferecido um roteiro para Celebrar a Palavra em família, no aconchego do lar, uma vez que a família é a Igreja doméstica. E essa não pode parar.”

Os roteiros podem ser conferidos clicando aqui: Quinta-Feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo da Páscoa.

O bispo Dom Félix aproveitou para deixar uma mensagem de esperança e perseverança nestes tempos difíceis. “O Deus de Jesus Cristo, no qual acreditamos, é o Deus da Vida, é um Deus misericordioso, que nos ama a todos com igual e imensurável amor. Se Ele permitiu essa pandemia, é porque Ele sabe que pode tirar um bem maior para a humanidade; de nossa parte, é preciso estar atentos aos sinais dos tempos para discernir qual é a vontade de Deus.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM