Pelo segundo ano consecutivo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi primeiro lugar na inserção de perfis genéticos de condenados, importante atuação para identificação criminal. O certificado foi entregue ao perito criminal Giovanni Vitral Pinto, do Instituto de Criminalística (IC), durante a Conferência Anual da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).
A cerimônia foi realizada no dia 2 de novembro, em Foz do Iguaçu, Paraná, ocasião em que o perito criminal representou a PCMG como gerente da iniciativa estratégica da RIBPG.
Giovanni, que atua na Seção Técnica de Biologia e Bacteriologia Legal do IC, destaca a importância do fortalecimento do RIBPG. “Ficar em primeiro lugar significa cumprir com sucesso uma política de segurança pública estabelecida pelo Ministério da Justiça, que nos garante receber o repasse do Fundo Nacional de Segurança Pública, principalmente pelo cumprimento das metas pactuadas”, ressalta.
Com o reconhecimento, espera-se o aumento do investimento pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) no Estado de Minas Gerais. “Assim, é possível continuar alimentando o banco de perfis genéticos com amostras de sentenciados, o que aumenta a taxa de elucidação de investigações até então não solucionadas”, pontua o perito criminal.
RIBPG
A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) é uma rede de laboratórios de genética forense regulamentada por um Comitê Gestor, cujos membros são nomeados pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública.
A Senasp lançou, em 2019, o Projeto de Fortalecimento da RIBPG, com investimentos direcionados aos laboratórios de genética forense fomentados pela pasta. Compõem esses investimentos o recebimento de equipamentos, insumos e treinamentos para os peritos criminais especializados em DNA.
Além disso, a Secretaria repassa aos Estados, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, verbas que são atreladas ao cumprimento de metas pactuadas entre os laboratórios de DNA e a Senasp.
Saiba mais sobre a campanha de coleta de DNA de familiares de desaparecidos e os resultados já alcançados pela PCMG:
https://www.policiacivil.mg.gov.br/noticia/exibir?id=2627358
https://www.policiacivil.mg.gov.br/noticia/exibir?id=2696874