[the_ad id="288653"]

Patrocinense abandona Campeonato Mineiro e está rebaixado; veja como fica agora a disputa

FOTO: Juninho Nogueira

GOVERNADOR VALADARES – Após derrota por WO contra o Ipatinga, o Patrocinense (CAP) desistiu de disputar a sequência da repescagem e está rebaixado no Campeonato Mineiro. O clube divulgou a decisão na tarde desta sexta-feira (22), após reunião entre a diretoria.

“A Federação Mineira de Futebol informa que, diante de ofício enviado pelo Clube Atlético Patrocinense, confirma a exclusão da equipe da sequência da disputa da repescagem do Módulo I do Campeonato Mineiro Sicoob 2024”, destacou a FMF em comunicado enviado à imprensa.

 A princípio, razões financeiras foram o fator principal para que a decisão de abandono fosse tomada pelo CAP. Vale ressaltar que o Patrocinense ainda teria duas partidas pela frente no triangular da morte, contra Ipatinga e Democrata. Na disputa entre o trio, apenas um se salva e dois caem para o Módulo II.

Ainda de acordo com a federação, além da queda, o Patrocinense, seguindo o regulamento, sofrerá outras punições pela desistência. “A FMF ressalta que, nos termos do art. 89 do Regulamento Geral de Competições, em caso de desistência, abandono ou exclusão de competição profissional, o clube ficará automaticamente rebaixado para a divisão imediatamente inferior, além de estar sujeito, nas duas últimas hipóteses, a uma multa e até suspensão, sem prejuízo das penas eventualmente impostas pela Justiça”, pontua.

Dessa forma, além de ter a participação no Módulo II em 2025 homologada, a equipe de Patrocínio, que enfrenta problemas financeiros, também foi multada. “O clube recebeu aplicação de multa de R$ 100.000,00 (cem mil reais), nos termos do art. 89 do RGC, e suspensão pelo prazo de dois anos da disputa de todas as competições organizadas pela DCO, com exceção do Campeonato Mineiro profissional masculino”, ressalta a entidade.

Situação da dupla adversária

Todavia, seguindo o regulamento oficial, a FMF informou que os jogos envolvendo o Patrocinense ficarão sem efeito. A decisão foi tomada para manter o equilíbrio do embate entre Democrata e Ipatinga. Dessa forma, os rivais receberão três pontos cada e uma “simbólica” vitória pelo placar de 3 a 0.

“Em todas as partidas disputadas será lançada na classificação a vitória do clube adversário, pelo placar de 3×0, bem como os três pontos respectivos. Não será necessário o comparecimento da equipe adversária, bem como da arbitragem ou qualquer outro profissional aos jogos contra o Clube Atlético Patrocinense, que apenas constarão na tabela por formalidade e execução deste item”. 

Assim, o próximo rebaixado será definido em um confronto direto entre Pantera x Tigre. “Após o abandono do Patrocinense e as medidas tomadas pela FMF, a última rodada entre Democrata-GV e Ipatinga, em Governador Valadares, definirá o segundo clube rebaixado do Campeonato Mineiro 2024”.

A princípio, o clássico de volta entre alvinegro e tricolor segue marcado para o dia 7 de abril, no Estádio Mamudão, em Valadares.

O jogo de ida, disputado no Ipatingão, ficou marcado por uma partida repleta de gols e expectativas de uma virada do time valadarense. Entretanto apesar de lutar, o resultado de 4 a 3 ficou favorável para os donos da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM