Panorama de indicadores da pandemia aponta elevação do contágio e redução de mortes por covid-19 em Valadares

Em sua 60ª edição, o boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos apresenta um panorama dos indicadores da pandemia em Governador Valadares, Juiz de Fora, além do Estado e demais regiões brasileiras. Feito por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o documento destaca a diminuição do número de casos confirmados de covid-19 e do número de óbitos devido à doença, embora a quantidade deste último ainda seja considerada elevada. 

“Os principais elementos a serem destacados são tanto a queda do número de casos, que vem persistindo, quanto também uma certa estabilização, com tendência de queda, do número de vidas perdidas. Isso é observado tanto no cenário local quanto em diversas regiões do país”, avalia o coordenador geral da plataforma e professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, Marcel Vieira.

“Porém, ainda há um número substancial de vidas sendo perdidas para a covid-19 – em média, por volta de 176 óbitos todos os dias no Brasil. No acumulado da semana, isso acaba resultando em mais de mil vidas perdidas”.

Cenário em Governador Valadares

Em Valadares, o nível de transmissão de covid-19 foi mantido em patamar “elevadíssimo”, conforme a classificação dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos – com terminologia adaptada e traduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Essa definição indica que, a cada 100 mil habitantes, foram registrados 100 ou mais casos confirmados da doença. 

Também houve uma redução no número de óbitos na cidade. Nas 29ª e 30ª semanas epidemiológicas, foram registrados 11 e 6 vidas perdidas, respectivamente. Na 31ª semana epidemiológica (31 de julho a 6 de agosto), foram 5 óbitos em uma semana, representando uma redução de 16,67% em relação à semana anterior. Já na 32ª semana (7 a 13 de agosto), foram 3 mortes registradas, indicando uma redução de 40% à 31ª semana.

Informações: Universidade Federal de Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM