Outubro Rosa: diagnóstico precoce ainda é o maior aliado das mulheres

Quando diagnosticado em fase inicial, o câncer de mama tem grandes chances de cura, com taxa de sobrevida de 97%

O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, sendo responsável por cerca de 10% de todos os tipos de câncer no mundo. A incidência mundial vem crescendo nesses últimos anos, passando de 572 mil, em 1980, para 1.657.000, em 2018, sendo o responsável por cerca de 370 mil mortes de mulheres no mundo a cada ano.

No Brasil, o câncer de mama é a neoplasia maligna de maior incidência entre as mulheres, sendo responsável por 15% do total de mortes por câncer. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o dia 1 de agosto de 2019, data da última atualização dos dados, foram estimados 59.700 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29% de novos casos por 100 mil mulheres brasileiras.

O aumento na incidência pode ser explicado, em parte, por alterações nos hábitos reprodutivos, como postergação do primeiro parto, a condição da doença ser estrogênio-dependente, ou seja, doenças que se desenvolvem devido ao aumento do estrogênio na corrente sanguínea, fator comum em mulheres em idade reprodutiva, e aspectos nutricionais, considerando que a obesidade eleva o risco de câncer na pós-menopausa. Entende-se como fatores de riscos para o desenvolvimento de câncer de mama: idade avançada, história familiar e pessoal, hábitos de vida e influência ambiental, menarca precoce (aos 11 anos ou menor), menopausa tardia (aos 55 anos ou mais), primeira gestação após 30 anos e a nuliparidade (mulher que nunca teve filhos).

Toda mulher deve ser protagonista no que diz respeito à prevenção do câncer de mama. Deve-se estar alerta para os sinais e sintomas, que são: nódulo na mama e/ou axila, dor mamária e alterações da pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações como aspecto semelhante à casca de laranja. Os cânceres de mama localizam-se, principalmente, no quadrante superior externo do seio e, em geral, as lesões são indolores, fixas e com bordas irregulares, acompanhada de alterações da pele quando em estágio avançado.

Podemos perceber, devido a tamanha incidência da doença, que o câncer de mama é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Tal situação deve-se à dificuldade de prevenção primária, que se dá por eliminar fatores de riscos ou diagnosticar e tratar lesões precursoras do câncer.

Diante dessa realidade, é necessário estimular programas que sejam pautados na atenção primária, uma vez que esses programas ajudam a prevenir o aparecimento da doença e são mais econômicos para os cofres públicos. Programas de atenção primária visam detectar de forma precoce a doença. O câncer de mama, quando diagnosticado em fase inicial, tem grandes chances de cura, com sobrevida de 97%.

Os meios mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são exames clínicos das mamas, realizados por seu médico, a mamografia feita anualmente e o autoexame das mamas, realizado mensalmente por cada mulher. Os especialistas orientam que o autoexame da mama seja feito todo mês, no sétimo dia após o início da menstruação. E para as mulheres que já tenham passado pela menopausa, orienta-se que elas escolham um dia fixo no mês para realizar o autoexame.

 A origem da data

 Em 1997, as entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando-as como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. O Outubro Rosa é exemplo de ação primária em favor da conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também sobre a prevenção do câncer de colo do útero, que também mata muitas mulheres no Brasil e no Mundo.

Por Fernanda de Carvalho, professora titular do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Governador Valadares e especialista em Formação Pedagógica para o Profissional de Saúde e Terapia Intensiva 

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presencial ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, é só acessar: https://www.faculdadepitagoras.com.br. 

Sobre a Kroton

 A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, companhia brasileira que é uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como