Outubro Rosa: CEAE-GV intensifica ações para diagnóstico do câncer de mama em fase inicial

GOVERNADOR VALADARES – O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, sendo responsável por cerca de 10% de todos os tipos de câncer no mundo. Todos os anos, o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), em Governador Valadares (Antigo centro Viva a Vida), realiza ações durante a campanha Outubro Rosa, a fim de incentivar quanto a prevenção, detecção e tratamento precoce.

O CEAE-GV é referência na saúde da mulher e da criança em Valadares e microrregião. Atende mulheres com câncer de mama e colon, gestantes de alto risco, pediatria de alto risco e urologia. “O setor de mamografia é de nossa responsabilidade. Neste Outubro Rosa as mulheres de 50 a 69 anos não precisam ir a uma unidade básica de saúde, basta procurar a gente com cópia do documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, que elas serão atendidas no mesmo dia, das 7 às 17 horas da tarde”, explicou a coordenadora do CEAE, Thalita Coelho.

Os meios mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são exames clínicos das mamas, realizados por seu médico, a mamografia, feita anualmente, e o autoexame das mamas, realizado mensalmente pela própria mulher. 

Thalita chama a atenção para que todas as mulheres sejam protagonistas no que diz respeito à prevenção do câncer de mama. Deve-se estar alerta para os sinais e sintomas, que são: nódulo na mama e/ou axila, dor mamária e alterações na pele que recobre a mama.

“Toda mulher deve conhecer o seu corpo em toda a fase da vida dela. Quando ela perceber algo diferente, um caroço na mama por exemplo, ele deve ir imediatamente a uma unidade de saúde para ser avaliada. O diagnóstico precoce pode levar à cura da doença”, afirmou.

foto1: legenda: Coordenadora do CEAE, Thalita Coelho. Foto: Eduardo Lima

Hábitos de vida saudáveis também devem ajudar a proteger contra o desenvolvimento do câncer de mama. “Um dos principais fatores que podem levar ao câncer é o histórico familiar. Mas tem que tomar cuidado com os hábitos de vida da pessoa, falta de atividades físicas, álcool, cigarro e maus hábitos alimentares”, orientou.

Município bate a marca de mil mamografias

A campanha Outubro Rosa ainda não se encerrou e a cidade já chegou, nesta quarta-feira (21), à marca de mil mamografias neste ano. “A gente é referência para mais 23 municípios. Mesmo na pandemia, a gente se reorganizou para continuar atendendo da melhor forma”, explicou Thalita.

Quando é diagnosticado o câncer de mama, o tratamento no CEAE é iniciado imediatamente, para começarem os tratamentos. “Antes esses diagnósticos eram realizados em Ipatinga. A partir de 2017 as mastologistas do município começaram a atender aqui no CEAE, o que significou um ganho enorme para a cidade. Quando é identificado o nódulo suspeito, (a paciente) já é encaminhada para fazer os exames de biópsia, e, dependendo do tipo de câncer, já é iniciado o tratamento aqui mesmo e marcada a cirurgia. É um serviço que vem fazendo a diferença, pois nós temos excelentes profissionais”, ressaltou.

Para além da conscientização sobre o diagnóstico do câncer de mama, o CEAE também motiva ações de apoio a pacientes. Durante o Outubro Rosa o local recebe doações de lenços e mechas de cabelos, os quais são destinados para as pacientes e instituições. 

Mulheres de 50 a 69 anos que desejam fazer o exame de mamografia podem comparecer ao CEAE a partir das 7 horas, ou agendar por telefone: 3277-7101. O CEAE fica na rua São João, ao lado da Policlínica Central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga registra 7 mortes por chikungunya em 2024

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – Ipatinga já registrou sete mortes por chikungunya em 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de