Organizadores de eventos se reúnem com prefeito para solicitar flexibilização de festas

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, recebeu na tarde desta terça-feira (5), no auditório da Prefeitura, representantes do setor de eventos do município. Participaram da reunião organizadores de festas de casamento e debut, DJ’s, fotógrafos, músicos e outros profissionais da área.

A pauta da reunião foi o impacto financeiro que o isolamento decorrente do coronavírus tem causado ao setor. Devido ao decreto do Governo do Estado de Minas Gerais, está vedada a realização de eventos públicos ou privados, de qualquer natureza, que expõem pessoas a aglomerações.

Profissionais relatam prejuízos

Um dos primeiros ramos da economia afetados pelo isolamento social foi o de eventos, que inclui os profissionais e empresas que lidam diretamente com organização e cobertura de festas e eventos.

Se o princípio básico do isolamento é evitar a aglomeração de pessoas, é também esse o ponto que ainda impede o trabalho dos organizadores de festas.

Insatisfeitos, e com dificuldades financeiras, promotores de eventos foram até a Prefeitura para buscar esclarecimentos sobre quando será possível o retorno dos eventos.

A cerimonialista Vilia Veloso está entre os organizadores que solicitaram a reunião. “A área de eventos foi a primeira a parar e provavelmente deverá ser a última a voltar a funcionar. E já estamos sofrendo com as consequências. Organizar um evento social ou qualquer tipo de festa demanda tempo. Então, a gente precisava pedir esse posicionamento do prefeito. A gente apresentou alguns números Em média, são 1200 profissionais que estão parados e sem renda por conta dessa paralisação”, relatou.

Vilia Veloso enfatizou a importância da movimentação econômica que o setor traz para a cidade, e que não pode ficar muito tempo paralisado. “Eventos de março, abril, maio e junho foram adiados ou cancelados. O que ele (André Merlo) passou para a gente é que não pode voltar por enquanto, e teremos que aguardar 30 dias para reavaliar a situação. A gente espera voltar com nossos eventos respeitando as restrições, número de pessoas, mesas afastadas e outras medidas de segurança, que podem ser pensadas em conjunto. O setor é responsável por movimentar a economia de Valadares”, disse.

O fotógrafo de festas e eventos esportivos Juninho Nogueira acredita que toda medida precisa ser tomada com cautela pelo governo. “Foi uma reunião produtiva. Tudo vai depender dos decretos quem vêm do Governo Estadual sobre a realização de festas. A probabilidade é demorar mais um pouco para liberar. Vamos nos reunir daqui a 30 dias novamente com o prefeito e os secretários”, comentou.

O secretário municipal de Governo, Marcos Sampaio, também acompanhou a reunião.

Em seu pronunciamento, André Merlo afirmou que a administração municipal tem trabalhado para restabelecer gradualmente a economia da cidade, e que vai tomar medidas com segurança e orientação de técnicos da área da saúde.

“O coronavírus é situação atípica e tem trazido impactos para todos os setores. Os profissionais de eventos realizam um trabalho que, além de levar diversão e cultura para as pessoas, gera receitas para o Município. Ou seja, nós também sentimos o impacto da não realização de casamentos, festas de 15 anos e aniversários. Mas estamos atentos e trabalhando para garantir o mais rápido possível o restabelecimento das atividades, claro, com segurança”, disse André Merlo.

Em Valadares, o comércio funciona com restrições há cerca de 10 dias. Bares, clubes sociais e escolas de idiomas também estão com funcionamento flexibilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Brasil não adotará horário de verão neste ano

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – O governo federal descartou a possibilidade de instituir o horário de verão este ano. A decisão foi anunciada hoje (16), pelo ministro