Operação Katharsis II realiza vistoria em Penitenciária de Valadares

Nesta quinta-feira (20) foi deflagrada uma operação de combate a uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, homicídios e outros crimes em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo. A Operação Katharsis II tem como alvo um grupo que atua em Minas e possui ramificações no Espírito Santo. 

A ação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Militar e Polícia Penal cumpriu 15 mandados de prisão preventiva e 39 mandados de busca e apreensão.Os alvos da operação são das cidades de Aimorés, Governador Valadares, Itueta e Conselheiro Pena, em Minas; e Baixo Guandu, Colatina e Cariacica, no Espírito Santo.

Além disso, a operação abrange a realização de vistorias em unidades prisionais onde alguns dos integrantes dessa mesma organização, também denunciados pelo Ministério Público em Ação Penal, encontram-se recolhidos, porém, ainda em atuação no grupo criminoso. Foi possível apurar que alguns dos crimes eram praticados ou capitaneados por indivíduos no interior dos estabelecimentos prisionais.  

Em Governador Valadares foi realizada vistoria na Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em celas com detentos de Aimorés. No entanto, não houve mandados de prisão nem de busca e apreensão. Os alvos da operação na cidade seguem sob sigilo.

Sobre a operação

A operação, batizada de Katharsis II, é uma extensão da Operação Katharsis I (“purificação”, em grego), realizada há três anos, no mês de outubro de 2019. A ação desta quinta (20) foi deflagrada no bojo de ação penal promovida pelo Ministério Público em desfavor de 26 indivíduos qualificados como integrantes desse grupo.

De acordo com informações da investigação do Ministério Público, a organização criminosa atua com o uso de armas de fogo, conta com o envolvimento de adolescentes e mantém conexão com outras organizações criminosas independentes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM