No próximo sábado (8) será realizada a 3ª edição do Oktoberfest em Governador Valadares. O evento acontecerá no bairro São Pedro, na Açucareira, das 14h às 23h; a entrada é gratuita. A iniciativa faz parte do programa “Cultura em Toda Parte” e é patrocinada pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
Depois de dois anos suspenso por conta da pandemia, o Oktoberfest volta a fazer parte do calendário de eventos de Governador Valadares. De acordo com os organizadores do evento, sete cervejarias artesanais confirmaram a participação na edição deste ano. Além disso, os cem primeiros participantes do evento fantasiados com roupas caracterizadas de alemão ganharão um chopp. O Oktoberfest contará também com uma programação musical com as bandas Jirau, Sala D’ Espera, Tumulto, Igor Figueiredo (O Barba) e Made in Rock.
Os organizadores do Oktoberfest em Governador Valadares pedem que quem puder leve um quilo de alimento para doação. A entrada no local do evento com copo de vidro é proibida.
Origem da Oktoberfest
A Oktoberfest tem origem na cultura dos alemães. Criada para celebrar o casamento do rei Ludwing I em 1810, a Oktoberfest de Munique se tornou um evento turístico no país, recebendo cerca de 6 milhões de visitantes por ano.
A tradicional festa do povo germânico já tem mais de dois séculos de realização no país e ocorre entre o final de setembro e o primeiro domingo de outubro, podendo durar entre 16 e 18 dias. E nesse curto período de tempo são consumidos milhões de litros de cerveja pelos participantes do evento.
O Oktoberfest realizado em Munique, na Alemanha, começou no dia 17 de setembro e terminou no dia 3 de outubro.
Oktoberfest no Brasil
Pela forte influência da cultura alemã no Sul do país, o evento ganhou uma edição brasileira, realizada na cidade Blumenau, em Santa Catarina. A festa no Brasil acontece desde 1984. Em 2022, o Oktoberfest Blumenau começou nesta quarta-feira (5) e vai até o dia 23 de outubro.