WhatsApp-2.png

O impacto da produção brasileira na economia

 A economia de um país é composta pelas produções que impulsionam o seu crescimento e expansão dos bens e produtos vendidos, a indústria brasileira é responsável por setores como: mineral, alimentício e pecuário que movimentam o mercado de commodities.

Em primeiro lugar, segundo o Banco Mundial o Produto Interno Bruto do Brasil deve crescer 3,0% em 2021, será um resultado muito melhor do que o do ano passado onde a economia teve uma contração de 4,5%.

Nesse sentido, a economia brasileira possivelmente ocupará a 21ª posição no ranking das 50 maiores economias mundiais, depois da queda 4,1% do PIB em 2020.

As Matérias-primas do Brasil

Primeiramente, o Brasil é um dos maiores exportadores de matérias primas do mundo, esse potencial de comercialização se deve aos vastos recursos naturais existentes sejam eles: minerais, ambientais e agrícolas, que oferecem abastecimento a muitas outras economias globais.

Assim como, suas principais matérias-primas exportadas são: soja, petróleo, minérios de ferro, celulose, carne bovina, avicultura, água, madeira, etanol etc.

Contudo, as commodities que são os bens de consumo comercializados a nível global estão divididas em grupos: commodities agrícolas, commodities minerais, commodities ambientais e commodities financeiras.

As commodities agrícolas brasileiras possuem um grande reconhecimento e impacto internacional, elas incluem: a soja, o café, a laranja, o milho, o açúcar, o algodão e o arroz.

Em seguida, estão as commodities minerais como o petróleo, o gás natural, o etanol e o ouro. Assim como, os minerais, os recursos naturais presentes nas commodities ambientais também ajudam na produção de outros bens de serviço, como é o caso da madeira, da água e a geração de energia elétrica.

Por outro lado, se tem as commodities financeiras que são moedas e títulos públicos que também são comercializados.

Da mesma forma, o setor da pecuária no Brasil é amplo e se destaca como um dos maiores detentores de rebanho para comercialização do planeta.

No ano de 2020 o país superou os 1,7 milhão de toneladas de carne bovina exportadas, esse valor representa um alto crescimento num ano um tanto complicado para muitas economias e mostrou um desempenho tão bom quanto o do ano anterior que foi de 1,85 milhão de toneladas.

Crescimento de vendas

Ao mesmo tempo que o ano de 2020 representou para muitas economias o encolhimento de suas vendas e exportações, além das perdas materiais e humanas, entretanto para o Brasil significou superar o recorde de vendas das principais matérias-primas como: o petróleo, carnes, açúcar e café.

Finalmente, o começo de 2021 está demonstrando que algumas economias mundiais começam a ter uma leve recuperação como é o caso da China e da Índia.

 Em contrapartida, os valores das commodities brasileiras estão aumentando nesses primeiros meses de 2021, para seu retorno como uma das economias mais fortes do mundo, o país necessitará fortalecer o setor industrial e implementar a competitividade no mercado.

Em suma, o processo será um pouco mais lento, mas a mudança no padrão do consumo pode representar uma discreta melhora nas vendas internas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM