Aos 45 anos, a atleta Eliane Alves foi a primeira mulher a conquistar o título de Mestre de Taekwondo, em Governador Valadares, e nas regiões do Vale do Aço e Rio Doce. O grau foi atingido, portanto, no dia 17 de dezembro de 2022.
Vista, aliás, como uma inspiração para muitos entusiastas do esporte regional, Eliane é a prova de que nunca é tarde demais para ir atrás dos seus objetivos. Dessa forma, ela teve o primeiro contato com a arte de usar os pés e as mãos na luta aos 25 anos. A princípio ela era babá de uma criança que praticava o esporte. “Eu era babá de uma criança que treinava taekwondo e eu ficava assistindo os treinos na academia do mestre Hércules até dar o horário de voltar para a casa. Eu achava que era velha demais para começar”, relembra.
Ainda de acordo com a atleta, o mestre Hércules foi o seu principal incentivador quando decidiu iniciar na arte marcial. “Depois de uma conversa, ele simplesmente me incentivou e me explicou tudo. Era a motivação que precisava para iniciar. Daí foram vindo várias competições e títulos até chegar à tão sonhada faixa preta”, detalha Eliane. “Com o passar do tempo, foquei em me tornar mestre e graças a Deus conquistei esse título no ano passado”.
Hoje, Eliane e Hércules são casados e têm uma filha. Ela também é faixa preta. Para ela, ser uma figura feminina importante no esporte regional é motivo de muito orgulho. “É uma honra representar a nossa cidade, principalmente, depois que me tornei a primeira mulher Mestre de Taekwondo em Governador Valadares. Sei da grande responsabilidade e me sinto muito orgulhosa”, finaliza.