Núcleo de Proteção Ambiental do IFMG campus São João Evangelista recebe águia raríssima

O Núcleo de Proteção Ambiental do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG – Campus São João Evangelista, em parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente, recebeu, em junho, uma ave raríssima. A “águia-cinzenta” (Urubitinga coronata) é uma espécie listada no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçados de Extinção.

A águia-cinzenta foi encontrada no município de Cantagalo em maio deste ano e permaneceu no campus sob cuidados de um biólogo e de um veterinário do campus por dois dias. A ave apresentava ser jovem, aparência saudável e livre de ferimentos visíveis. Sob avaliação do veterinário e professor Charles André Souza Bispo, a águia demonstrava tolerância à presença humana, grau moderado de domesticidade, aceitando sem resistência o fornecimento de alimentos e água. Estas condições forçaram a recomendação técnica de encaminhamento a um centro de triagem especializado para os procedimentos de reabilitação do espécime à vida silvestre, de modo que o animal tenha perspectiva de ser reintroduzido no seu habitat natural.

O zoológico da Usipa, em Ipatinga, foi a instituição escolhida para receber a ave durante o trabalho de reabilitação. Para saber mais sobre a águia, acesse este link.

O Núcleo de Proteção Ambiental é uma parceria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG SJE com a Polícia Militar do Meio Ambiente de São João Evangelista, instaurado pela Portaria nº 197/2021. É um projeto promissor para a instituição com impacto enorme para o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM