Novembro foi o mês mais chuvoso do ano em 2021, segundo dados o INMET

O mês de novembro, em Governador Valadares, já é identificado pelos meteorologistas como um mês chuvoso, mais especificamente o terceiro, ficando atrás de janeiro e dezembro. Mesmo assim, a expectativa de chuva surpreendeu bastante. Para entender melhor o que aconteceu, o DRD conversou com a professora Daniela Martins Cunha, da área de Geografia/Climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares.

O mês de novembro de 2021 foi muito mais chuvoso que o mês de novembro de 2020. Em novembro do ano passado, conforme registro da estação meteorológica do INMET, choveu 110,6 mm em Governador Valadares, ou seja, um valor inferior à média histórica esperada, de 170,4 mm (Normal Climatológica de 1981-2010), sendo que o contrário ocorreu em novembro de 2021, em que foram registrados 298,2 mm de chuva.


            Fonte: Inmet, 2021. Elaborado por CUNHA, D. M. IFMG/GV, 2021

A professora Daniela Martins Cunha explica como a atuação dos sistemas meteorológicos influenciaram neste mês tão abundante em chuva: “Durante a estação chuvosa (outubro a março) é comum a atuação das ZCAS (Zonas de Convergência do Atlântico Sul), as quais canalizam a umidade vinda da Amazônia para a região Sudeste, e das FF (Frentes Frias), que canalizam a umidade oceânica também para a região. As FF tanto contribuem para a formação das ZCAS como podem também atuar isoladamente na geração das chuvas. E quando esses sistemas atmosféricos atuam mais fortemente, geram, consequentemente, volumes de chuva maiores que a média esperada, tais como ocorreram neste mês de novembro”.

Quando se olha em retrocesso, o comparativo com os meses anteriores ajuda a entender melhor o que os 298,2 mm de chuva significam quando o assunto é a precipitação.

“Das cidades do Leste de Minas com estações meteorológicas do INMET – Caratinga, Governador Valadares e Timóteo – o mês de novembro de 2021 foi até o momento o mais chuvoso do ano em Governador Valadares (298 mm) e, especialmente, em Timóteo (518 mm). Já em Caratinga foi o segundo mês mais chuvoso (296 mm), sendo que o primeiro foi o mês de fevereiro (375 mm). Ainda tomando como referência os registros de Governador Valadares, observa-se que, conforme a média histórica (Normal Climatológica do INMET de 1981-2010), o mês de novembro costuma ser o terceiro mês com maior registro de chuvas durante o ano (170 mm), e dezembro (235 mm) e janeiro (173 mm), respectivamente, primeiro e segundo meses com maiores volumes de chuva. No entanto, neste ano, janeiro registrou chuva (76 mm) muito inferior à média histórica, assim como o mês de março (44 mm). Tomando como exemplos os demais meses da estação chuvosa, tais como novembro, fevereiro (249 mm) e outubro (102 mm), eles também registraram chuva acima da média histórica. Já considerando os meses da estação seca – abril a setembro – nota-se que apenas abril registrou chuvas acima da média. Nos demais meses, nos quais a média histórica já é muito baixa, o registro deste ano ainda foi inferior a esta”, explicou a professora.


Fonte: Inmet, 2021. Elaborado por CUNHA, D. M. IFMG/GV, 2021

Este mês chuvoso afetou os termômetros, que oscilaram entre altas e baixas temperaturas.

“É comum no mês de novembro ainda ocorrerem registros de temperatura um pouco mais baixas, parecidas com o inverno. Isso ocorre pelo caráter de transição da primavera entre as estações inverno e verão, possuindo assim características de ambas. O maior volume de chuvas ocorrido neste ano, tal como os sistemas atmosféricos responsáveis por sua formação, também podem influenciar nas temperaturas, deixando-as em média mais baixas. Assim, devido às características descritas acima, dentre as cidades do leste de Minas com estação meteorológica do INMET, Timóteo registrou os menores valores de temperatura mínima, máxima e média, respectivamente, 15,2oC (13/11), 19,8oC (12/11) e 17,4oC (13/11). Em Caratinga, cidade na qual o fator altitude também influencia na temperatura, houve, em geral, os segundos menores registros: 17oC (13/11) de temperatura mínima, 22,3oC (12/11) de temperatura máxima e 20,3oC (12/11 e 13/11) de temperatura média. Já em Governador Valadares os registros foram de 17,8oC (16/11) de temperatura mínima, 21,2oC (12/11) de temperatura máxima e 20,1oC (12/11) de temperatura média”.


Fonte: Inmet, 2021. Elaborado por CUNHA, D. M. IFMG/GV, 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM