Nova fase de obra de adutora começa com instalação de tubos

0
254
Instalação dos tubos no ramal do bairro Santa Rita termina neste mês de abril e outra frente de instalação terá início também em abril. Foto: Diego Souza/Renova.

Duas frentes de trabalho estão concentradas no assentamento de tubulações; rede terá ao todo 37 km de extensão

A obra da adutora de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, passa por uma nova fase de execução a partir deste mês de abril. Duas frentes de trabalho estão concentradas no assentamento de tubulações, uma situada na rua Cícero Siqueira, no bairro Santa Rita, e outra em uma área entre a linha férrea e a pista do Aeroporto Coronel Altino Machado de Oliveira.

A adutora de Valadares terá 35 km de extensão, com a captação de água no rio Corrente Grande indo até o ponto de interligação com as Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade, nos bairros Santa Rita, Vila Isa e Centro. De acordo com Flávio Pires, líder da obra adutora da Fundação Renova, a nova fase de instalação dos tubos ocorre dentro do previsto até o momento.

“Estamos finalizando a instalação dos tubos no ramal do bairro Santa Rita e vamos iniciar a frente de instalação em outro trecho próximo em abril. O eixo principal terá 35 mil metros de extensão. A partir desse eixo, teremos dois ramais de 1.000 metros cada, totalizando 37 mil metros de extensão. O término da obra está previsto para o primeiro trimestre de 2021”, explica Flávio Pires.

Nesta fase, mais de cem trabalhadores atuam na execução dos serviços. A partir deste mês, o trabalho de instalação dos tubos vai concluir a instalação de 340 metros de tubos no bairro Santa Rita e seguir com a instalação de mais de 2,3 km de tubos na área próxima ao aeroporto.

Desde o início da obra da adutora, em julho do ano passado, o compromisso da Fundação Renova é dar seguimento aos trabalhos e cumprir o prazo estabelecido no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) para a entrega da adutora.

“A chegada dos tubos, a partir de novembro de 2018, possibilitou que pudéssemos ajustar o projeto e, dessa forma, garantir a sequência dos trabalhos, a conclusão da obra é até dezembro de 2020 e a entrega, após os testes e a operação assistida, até março de 2021”, diz Flávio Pires.

Três pátios de tubos e dois canteiros de obras foram montados. Inicialmente, os tubos foram recebidos em um local junto a um posto de combustíveis no bairro Planalto. Depois, três pátios passaram a receber os tubos, na região urbana de Governador Valadares: um na BR-116, na altura do bairro Atalaia, outro no Distrito Industrial, próximo ao aeroporto, e o terceiro, na margem da BR-381, pouco depois de Baguari, distrito de Valadares.