[the_ad id="288653"]

Nova base móvel do Samu é inaugurada no São Raimundo

FOTO: Igor França

A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (7) e faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Consurge

Nesta sexta-feira (7) foi inaugurada a 2ª base móvel do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Governador Valadares, no bairro São Raimundo. O local que abriga o Pelotão de Emergências Ambientais e Desastres do Corpo de Bombeiros do município agora acolherá a equipe que começará atuar no atendimento de ocorrências na região dos bairros do Vila Isa, assim como em dezenas de outros municípios próximos a Governador Valadares.

“Ter uma base do Samu pra cá da ponte do São Raimundo, que é dividida ali na BR-116, quer dizer que nós vamos atender além da região do Vila Isa os municípios aqui de Alpercata, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas. Ou seja, o paciente é atendido pelo telefone, não precisa mais esperar a ambulância deslocar lá da rua São Paulo no batalhão do Bombeiro para vir em Alpercata atender o paciente. Agora nós temos uma ambulância muito mais próxima, e mais do que isso, essa ambulância vai ter médico e ele vai poder escolher o local exato, se ele vai pro Hospital Samaritano, se ele vai pra UPA ou se ele vai pro Hospital Municipal dando o destino final hospitalar para esse paciente no menor tempo possível”, explicou o deputado estadual Enes Candido (PP).

FOTO: Igor França

A inauguração da nova base móvel do Samu faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência e Emergência da Macro Leste de Minas (Consurge), que desde 2020 tem seguido a política de descentralizar os serviços e inaugurando bases Samu em toda a região.

“Nós temos aqui dentro dessa iniciativa uma proposta de 23 bases do Samu para nossa macrorregião, cobrindo integralmente aí 700 mil usuários. Dessas vinte e três bases, 18 são unidades de suporte básico, 5 são unidades de suporte avançado. Aqui em Valadares a gente tem então duas unidades de suporte avançado que vão cobrir toda a microrregião de Governador Valadares. São 24 cidades cobertas com essas bases que estão aqui, cinco bases no total em Governador Valadares somadas às bases de Tarumirim, Itanhomi, Virgolândia e Frei Inocêncio. Dez dispositivos móveis que vão cobrir efetivamente toda a microrregião de Governador Valadares e que vão se somar a outras USBs e a outras unidades de saúde das nossas quatro microrregiões de Resplendor, de Peçanha e São João Evangelista entre Santa Maria do Suaçuí, num projeto extremamente audacioso, que é de organizar as portas da rede de urgência e emergência e o atendimento pré-hospitalar”, informou o superintendente regional de Saúde da Macrorregião Leste, Rômulo Batista Gusmão.

A base inaugurada em Governador Valadares é a 25ª instalada no Leste de Minas Gerais. Ela conta com uma estrutura física, que poderá ser usada para atendimentos de emergência, além de duas ambulâncias equipadas e 5 profissionais da saúde revezando em plantões 24 horas por dia. “Eu acho que o mais importante do Samu, claro que é salvar vidas, é diminuir o tempo resposta. Quando a gente vê o nosso Hospital Municipal que trabalha como regional lotado é a regulação. Eu acho que é o mais importante, porque o que vinha acontecendo na nossa região e acontece ainda, é claro são as ambulâncias brancas, que a gente fala: ‘tem qualquer problema, coloca na ambulância e manda pra Valadares’. E todo mundo achava que isso é normal, mas isso tá errado. Então precisa ser regulado. O paciente regulado ele tem a probabilidade da sua vida ser salva muito alta, muito alta mesmo. Primeiro que ele vai chegar na porta certa para ser atendido. Ele vai ser regulado por aqui, ou para o Samaritano ou até mesmo para Ipatinga. Então o mais importante que eu vejo nisso tudo é organizar. É um grande desafio, porque saúde todo mundo sabe da complexidade do que a gente tá falando”, disse o prefeito de Valadares, André Merlo.

FOTO: Igor França

Durante o evento de inauguração diversas autoridades do município marcaram presença, entre elas, o prefeito e presidente do Consurge, André Merlo (sem partido); o superintendente regional de Saúde da Macrorregião Leste, Rômulo Batista Gusmão; o deputado estadual Enes Candido (PP); e o comandante do 5°Comando Operacional de Bombeiros, Coronel Adriano Marcos Miranda. Além de prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais da área da saúde e das forças de segurança de Governador Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga divulga atividades da campanha Maio Amarelo

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), divulgou as atividades durante o Maio