Nesta segunda-feira (15) é Dia da Informática. Entenda a importância desta data

Hoje, 15 de agosto, é o Dia da Informática. A data é uma homenagem à tecnologia que trouxe inúmeros avanços, benefícios e facilidades para o cotidiano.

Nesse dia, em 1943, os cientistas John Atanasoff e Clifford Berry apresentaram o chamado “Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer” (ENIAC). O Computador Integrador numérico eletrônico, por mais que não fosse necessariamente o primeiro computador, foi o primeiro equipamento de grande escala. A criação foi um pedido do exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

“A data do Dia da Informática é muito importante porque está ligada a todas as áreas da nossa vida, pessoal, profissional, escolar etc. Inclusive, na pandemia, a informática foi importante para salvar muitas empresas e ajudou a atravessar por essa crise”, disse Paulo Moreno, proprietário de uma escola de informática.

Segundo ele, o curso mais procurado, mesmo com tantos avanços tecnológicos, é o básico. “O curso básico é um dos mais procurados porque, para entrar no mercado de trabalho, é muito exigido. Também oferecemos cursos de design gráfico, desenvolvimento de games, photoshop, entre outros”, acrescentou.

FOTO: DRD-TV Leste

Evolução tecnológica

Por muitas décadas os computadores e equipamentos similares ficaram restritos a governos e empresas fechadas, sendo de difícil acesso para a população em geral. Contudo, nos anos 2000 houve a revolução da informática, e empresas como Microsoft e Apple se esforçaram pelo domínio do mercado. 

Dessa forma, surgiram processadores cada vez mais potentes, telas de alta resolução e notebooks com baterias, os primeiros smartphones e tablets, além da popularização da internet.

Além disso, segundo uma pesquisa do Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), três em cada quatro brasileiros têm acesso à internet, o equivalente a 134 milhões de pessoas.

De acordo com Matheus Lopes, professor de informática no Cebrac, o curso tem muita demanda, por ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho: ”O curso de informática, juntamente com ensino médio, são chaves para conseguir emprego. Já tem dois anos e meio que trabalho como professor e vemos alunos de todas as idades, desde crianças a idosos”.

Já para Jurandir Moreira, produtor de vendas, houve “um avanço muito grande na tecnologia e consequentemente na informática nos últimos anos. A informática está presente em tudo e a tendência é avançar cada vez mais”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM