[the_ad id="288653"]

Naque registra primeira morte por febre maculosa

Imagem Ilustrativa | FOTO: Canva

Vítima é um jovem, de 24 anos, que trabalhava com manejo de animais

NAQUE – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Naque, confirmou, nessa quinta-feira (31), a primeira morte por febre maculosa no município. Segundo a SMS, a vítima é um jovem, de 24 anos. A secretaria relata que o registro do caso ocorreu há mais de um mês, no dia 24 de julho. O rapaz, conforme o boletim, trabalhava com manejo de animais em uma propriedade da região, onde contraiu a doença, que tem o carrapato como meio de transmissão. Com mais esta confirmação, o Leste de Minas registra três mortes, na mesma semana, pela doença.

Diante disso, a Secretaria de Saúde alerta que o contágio da febre maculosa é mais comum em áreas rurais. No entanto os profissionais da saúde têm feito, nas últimas semanas, atendimentos na região urbana, por suspeitas de contágio no trabalho ou em momentos de lazer.

Sintomas

Os sintomas da febre maculosa, segundo a SMS, são febre, dor de cabeça, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, diarreia e vômito. O departamento de Saúde ainda adverte que os sintomas são bem semelhantes aos de outras doenças, como a dengue. “No caso de qualquer desses sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde para atendimento e conduta”, orienta a secretaria.

Prevenção

A SMS, portanto, aconselha à população que, para se prevenir da doença, evite locais que possam ter infestação de carrapatos. Além disso, os profissionais recomendam, principalmente aos trabalhadores rurais, o uso constante de repelentes, roupas compridas e de cor clara, juntamente com botas e equipamentos de proteção. O aviso da Prefeitura ressalta que pastos e lotes devem estar sempre capinados e limpos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM