[the_ad id="288653"]

Na estrada com o Democrata

FOTO: Assessoria E. C. Democrata

Time de Valadares deve percorrer durante todo o Campeonato Brasileiro da Série D quase 4 mil Km de distância nos jogos que irá disputar fora de casa

O caminho que o Democrata quer percorrer no Campeonato Brasileiro da Série D já está bem traçado, mas entre a classificação para a próxima fase da competição e uma boa campanha na fase de grupos, há uma longa estrada pela frente.

O Democrata está no grupo A6, junto com o Vitória (ES), Resende (RJ), Real Noroeste (ES), Portuguesa (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Santo André (SP) e Athletic (MG). De acordo com um levantamento feito pelo DIÁRIO DO RIO DOCE, o time de Valadares deve percorrer durante toda a competição mais de 3.800 Km de distância nos jogos que irá disputar fora de casa. Para se ter uma noção, isso equivale a aproximadamente 5 viagens de carro, de ida e volta, de Governador Valadares a Guarapari, no Espírito Santo.

Conciliar agenda de partidas com as viagens e, nesse meio de campo, manter o time dentro de ritmo de jogo não será um caminho fácil para o Democrata. Na primeira partida fora de casa, no dia 13 de maio, o Democrata teve uma semana intensa. O time estreou com empate de 1×1 na competição no dia (8) contra o Santo André, jogando em casa. Dois dias depois, na quarta-feira (10), os jogadores se reapresentaram. No dia seguinte (11), pela manhã, já partiu para o estado do Rio de Janeiro para enfrentar o Resende. O ônibus do time saiu de Valadares às 7h da manhã.

Depois de 12 horas de estrada e mais de 650 Km percorrido, os jogadores chegaram ao hotel na parte da noite e realizaram um treinamento tático em campo na tarde de sexta (12) em preparação para o jogo no sábado (13). Logo após a partida, que garantiu mais 3 pontos na competição, com uma vitória de 1×0 contra o Resende, os jogadores retornaram para Valadares ainda naquele final de semana.

Na última partida, dia 22, jogando em casa contra o Athletic, a Pantera conseguiu quebrar o tabu e vencer pela primeira vez o time de São João Del Rey em 2023. Além dos três pontos conquistados dentro do Mamudão, a vitória também dá mais tranquilidade para o time de Valadares que segue viagem já nessa quinta-feira (25), desta vez com destino a cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Milhas e mais milhas

De todas as viagens previstas, o trajeto mais longo será no jogo contra o Santo André, em São Paulo, ainda sem data definida. Serão aproximadamente 900 Km de viagem, sendo que parte do percurso será intercalada de ônibus e avião. Todas essas questões de milhas e mais milhas são um dos desafios da comissão técnica e da diretoria do clube para lidar com a logística dessas viagens para fora do Estado.

De acordo com o diretor executivo de futebol do Democrata, Mário Nelson de Lima, para que os jogadores tenham condições de chegar bem fisicamente para as partidas, a direção do clube avaliou que nesses casos é melhor que as viagens sejam feitas dois dias antes dos jogos. Dentro do ônibus o número de passageiros é limitado a 29 pessoas, sendo 9 membros da comissão técnica e os 20 jogadores relacionados para a partida.

“Existe uma preocupação da comissão técnica com as condições dos jogadores nas viagens. As três viagens para o Rio são quase 600 Km. Essa agora contra o Resende foi 650 Km. As outras duas são aproximadamente 590 Km. Tem as duas do Espírito Santo que vão ficar por volta de 260 Km, que são as mais próximas. Contra o Santo André já é uma viagem diferenciada, que é aérea, e, mesmo assim, a gente vai pegar 7 horas de ônibus além do voo. Mesmo sendo aéreo, a logística ainda é bem complicada”, explicou Nelson Lima.

Diferente do que ocorre durante o Campeonato Mineiro, na qual o clube que tem que arcar com as despesas da viagem do time, no Campeonato Brasileiro da Série D, segundo Nelson Lima, é a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) quem banca os gastos com o transporte, hospedagem e alimentação (no período que o time está no hotel). Nesse quesito, para o clube cabe arcar com a alimentação durante o percurso até o local onde ficarão hospedados. 

“A CBF tem uma empresa que faz toda essa logística da viagem, seja terrestre ou aérea. É através dessa empresa que a gente faz todo o contato para acertar as questões do transporte, hospedagem e alimentação. Fica tudo por conta da CBF”, disse o diretor executivo de futebol do Democrata.

O Democrata entra em campo pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D neste sábado (27), jogando fora de casa, no estádio Salvador Costa, contra o Vitória, time da capital capixaba, às 15h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM