[the_ad id="288653"]

Músico valadarense Fernando Persiano fala sobre Vitrolas e novos projetos na carreira solo

Banda Vitrolas fez sucesso no fim da década de 1990 até 2013. A partir daí, cada integrante deu continuidade a outros projetos

A partir de 2013, a banda Vitrolas, de Governador Valadares, foi obrigada a dar um tempo em seu trabalho. Mas isso não quer dizer que seus integrantes tenham deixado suas criações de lado. Fernando Persiano, 45 anos, ex-baixista e vocalista da banda, está prestes a lançar seu terceiro disco solo, “Persiano para Bebês”. O DRD bateu um papo com Fernando, que relembrou alguns sucessos do Vitrolas e falou dos novos projetos.

Após o fim do Vitrolas, os integrantes Paulinho Rodriguez (vocal), Fernando Persiano (baixo e vocais), Gustavo Felizardo (guitarra), Bernardo Dias (violão e guitarra) e Leonardo Felizardo (bateria) seguiram com outros projetos. Persiano e Bernardo Dias, por exemplo, uniram-se e deram origem ao duo “Mordomo”, com o primeiro disco lançado em 2015. Um disco com forte influência do jazz americano dos anos 40. 

Atualmente, Persiano transita entre a carreira solo e projetos com ex-integrantes do Vitrolas. “Depois de 2013 eu comecei a trabalhar em carreira solo, onde já gravei dois discos e perto de lançar um terceiro, em agosto. Paralelo ao meu trabalho solo, tenho um trabalho em dupla com o Bernardo e estamos preparando um novo trabalho em breve. Nesta pandemia, aproveitei e criei o projeto ‘Dê música de presente’ , um trabalho de composições personalizadas, feitas por encomenda, projeto que se tornou meu carro chefe neste último ano. Tem também o 80 Futebol Clube, que continua tocando de vez em quando em Governador Valadares e em festas de casamento, às vezes com algumas participações em projetos de parceiros”, contou.

Bernardo Dias e Fernando Persiano fazem um som autoral e polifônico com o Mordomo

Apesar da separação do grupo, a banda Vitrolas se reúne todo fim de ano para relembrar os sucessos e matar a saudade dos fãs. Persiano não descarta a possibilidade de o grupo lançar um novo disco e voltar a pisar nos palcos novamente.

“Nada impede que a banda, em algum momento, volte a produzir um trabalho novo. O problema é que cada integrante seguiu para uma cidade diferente, tomando outros rumos na carreira. Mas a sintonia da banda continua forte”

Fernando Persiano

A banda Vitrolas, de Governador Valadares/ Belo Horizonte, ficou 11 anos na estrada e lançou três álbuns: Vitrolas (2002), Somos um Só (2005) e Liberdade (2011). Um rock leve em termos de melodia, com transparência poética e liberdade.

A banda se apresentou em várias casas de shows e pubs em Governador Valadares, como Monalisa, Soul Rock e na Festa Fantasia, na Açucareira, época em que Valadares respirava música de qualidade. A banda buscava adotar em seu repertório referências como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Mutantes e Barão Vermelho.

Entre os sucessos da banda, destaque para “A Rosa”, composta por Fernando.

Relembre:

A Rosa foi um dos maiores sucessos da Banda Vitrolas

Novo disco “Persiano para Bebês” será lançado em breve

“A pandemia deu uma freada nos projetos. Durante esse tempo, me dediquei ao meu projeto autoral ‘Dê música de presente’ e outros projetos, que me ajudaram bastante. Esperemos que as coisas se normalizem e possamos tocar ao vivo novamente e sentir a emoção do público que curte nosso trabalho”, disse Persiano.

O novo disco do compositor já tem data para ser lançado: 27 de agosto. “Persiano para Bebês” chega junto com o nascimento da filha de Fernando e regravações de canções do Vitrolas. “Quando minha esposa engravidou eu comecei a planejar esse disco. É um disco pensando nela, pensando no público infantil com um apanhado de 10 músicas entre as minhas composições no Vitrolas, Mordomo e carreira solo, e fiz gravações instrumentais como se fossem canções de ninar. Não tenho pretensão de seguir com o projeto, mas é uma sintonia com a chegada da minha filha e filhos de amigos”, explicou.

Enquanto o disco “Persiano para Bebês” não sai do forno, a capa já está pronta, e em breve estará disponível nas plataformas digitais. Os singles compostos por Fernando Persiano também estão nas plataformas digitais, entre elas o Spotify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM