Movimento Maio Amarelo se reinventa e acontece on-line

Diante do coronavírus, o movimento ganha campanhas digitais em Valadares, num esforço de conter a disseminação da pandemia

O ano de 2020 tem sido um verdadeiro desafio para todos. Com a chegada do mês de maio, o Movimento Maio Amarelo se reinventa e ganha um novo formato. Neste ano, o movimento tem como tema “Perceba o risco. Proteja a vida”, e as tradicionais caminhadas, ações educativas, palestras e demais atividades presenciais darão lugar às campanhas digitais, num esforço de conter a disseminação da pandemia do coronavírus (Covid-19). A previsão é que ações presenciais ocorram a partir do mês de setembro, quando se acredita que o cenário da pandemia deva ter mudado e quando é celebrada a Semana Nacional de Trânsito.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as medidas de isolamento no intuito de conter o avanço do coronavírus impactaram diretamente nas ocorrências de trânsito. De março a abril deste ano, houve uma redução de 26% nos números de acidentes em todo Brasil, se comparado ao mesmo período de 2019. Os registros caíram de 8.251 para 6.070. Além disso, os acidentes graves caíram de 2.084 no ano passado para 1.659 neste período de pandemia. Uma redução de 20%. Também houve uma queda de 29% no número de feridos, que passou de 9.435 para 6.708. Isso significa 2.727 pessoas feridas a menos ocupando leitos nos hospitais, liberando vagas para atendimentos a pacientes com coronavírus. Em relação aos óbitos, de março a abril deste ano foram registradas 552 mortes nas estradas federais, 3% a menos do que o registrado em 2019, o que revela mais uma vez a importância do respeito às leis de trânsito, independente da pandemia.

Segundo a assistente técnica em Educação Luimara Victor de Carvalho, diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), a mensagem do Maio Amarelo deste ano vai além e traz à tona uma preocupação com aqueles profissionais que não podem parar e necessitam sair de suas casas para trabalhar. “A campanha deste ano nos faz refletir sobre a necessidade de proteger a vida de quem não pode parar em tempos de pandemia. A recomendação é de que, quem puder, fique em casa, mas se não puder, que respeite as leis de trânsito. Só para se ter uma ideia, segundo estatísticas do Samu de Governador Valadares, só em 2019 foram registrados 1.444 acidentes de trânsito, sendo que a maioria foram acidentes com moto ou envolvendo a colisão de veículos. Por isso os trabalhos de educação para o trânsito não podem parar. E nessa perspectiva, a campanha deste ano vai acontecer somente por meio do contato virtual, com o apoio dos sites da Prefeitura e dos parceiros, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, com a proposta de levar a mensagem de um trânsito seguro mesmo sem o encontro de pessoas”, disse.

Movimento Maio Amarelo

O movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, por meio de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para se discutir efetivamente o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.ão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM