Motoristas debatem sobre a mobilidade urbana em Valadares

Diretora do Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário explicou o que foi feito pela pasta para a melhoria e segurança no trânsito no município

Notícias de acidentes de trânsito com mortes têm sido frequentes em Governador Valadares. Muitos desses acidentes são atribuídos ao consumo de álcool e ao desrespeito às regras de trânsito. Mas motoristas valadarenses também reclamam da falta de sinalização em algumas vias e criticam a mobilidade urbana na cidade. Em entrevista ao DRD, a diretora do Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário, Izabela Alves Vieira, explicou o que tem sido feito para a melhoria e segurança do trânsito no município.

Para o motociclista Wanderson Correia, o aumento dos acidentes se deve a uma mistura de imprudência dos condutores e falta de manutenção nas vias. “Depois que começou a pandemia, o número de motociclistas aumentou demais nas ruas. Tem muito menino novo andando de moto, trabalhando de entregador e fazendo ultrapassagens perigosas. Outra coisa: tem muito buraco na cidade. Agora algo positivo é a recolocação dos radares, porque tem gente desrespeitando os sinais de trânsito”, opinou.

Para o motociclista Wanderson Correia, aumentou o número de motos no trânsito durante a pandemia

Para o padeiro Rafael Jorge, os inúmeros acidentes no trânsito em Valadares ocorrem por causa da falta de conscientização dos motoristas. “É 100% falta de imprudência dos condutores, principalmente os motociclistas. Falo isso por ser um motociclista e por experiência própria, trabalhando como mototaxista entre 2018 e 2019. A verdade é que o que falta é os condutores se conscientizarem e terem mais prudência no trânsito. A Prefeitura poderia até se movimentar pra fazer uma campanha de conscientização, mas não iria compensar. O problema está em quem conduz o veículo, seja ele carro ou moto”, disse.

Rafael Jorge entende que os acidentes ocorrem por falta de conscientização

A diretora do Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário, Izabela Alves Vieira, falou sobre as ações no município: “O Departamento de Transporte Trânsito e Sistema Viário do nosso município não tem medido esforços para investir em educação, engenharia e fiscalização, que são entendidos pelas autoridades nacionais de trânsito como sendo os pilares de sustentação do mesmo. Devemos ressaltar também que temos executado as etapas do Plano de Mobilidade Urbana de Governador Valadares com ações voltadas para a segurança e fluidez no trânsito, visto que essas medidas impactam diretamente no cotidiano de cada condutor”, disse.

Departamento explica instalação de radares

No dia 17 de maio começou a ser feita a instalação de radares em Governador Valadares, através da DataCity, empresa da cidade de Suzano que venceu o processo licitatório feito pela Prefeitura. Os radares, segundo a Prefeitura, têm o objetivo de impedir o excesso de velocidade nas vias da cidade e também são uma forma de prevenção de acidentes, auxiliando no comportamento dos condutores, a fim de garantir um trânsito mais seguro.

Em Valadares serão implantados tanto os radares de velocidade, que identificam o excesso de velocidade do condutor quando está passando pela via, quanto os radares mistos, que, além do excesso de velocidade, fiscalizam o avanço de sinal. Com a implantação dos radares, haverá placas de velocidade instaladas de forma visível nos trechos, além do reforço na sinalização para orientar os condutores. Os radares ainda não estão em funcionamento.

“Nas vias existem diversas ferramentas de trânsito com a função de regulamentar, advertir, orientar e fiscalizar os usuários das vias. Elas são regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por meio de Resoluções do CONTRAN. Os equipamentos de controle de velocidade e avanço (radares) são alguns desses dispositivos e visam penalizar somente os condutores infratores. Sua implantação se dá após a realização de estudos das vias onde existem grandes incidências de infrações graves e constantes acidentes”, ressaltou Izabela.

Sem dúvidas, um dos trechos mais perigosos e alvo de críticas em Valadares é a avenida Moacir Paleta, uma das mais antigas da cidade – corta os bairros São Pedro, Santos Dumont e Conjunto Sir. Recentemente, um motociclista de 27 anos morreu em um acidente próximo ao bairro São Pedro. Segundo relatos de testemunhas, o jovem transitava sentido centro-bairro quando tentou ultrapassar um carro pela direita e bateu na traseira de um caminhão que estava estacionado em frente a um depósito de madeiras. Como a via é de trânsito rápido, aumenta ainda mais o risco e a improducência de alguns condutores.

Izabela Alves afirmou que medidas serão tomadas. “É importante ressaltarmos que essa via está estruturada com as sinalizações dentro dos parâmetros necessários para a segurança viária e que estão previstas para esse perímetro projetos que já estão em fase de estudos e medições por meio da nossa equipe de engenharia, além da reimplantação de radares de velocidade em pontos estratégicos da avenida Moacir Paleta”, afirma.

Grave acidente com motociclista na avenida Moacir Paleta, no bairro São Pedro, no dia 21 de maio. O trecho é conhecido pelo abuso de velocidade dos motoristas e motociclistas (Foto: Eduardo Lima)

Plano de Mobilidade Urbana trouxe redução do tempo de viagem no transporte público

Conforme Izabela, desde quando foi implantado em Valadares, o Plano de Mobilidade Urbana trouxe mais agilidade para o trânsito. A diretora do Departamento de Trânsito deu o exemplo do corredor exclusivo para os ônibus do transporte coletivo, utilizado nas principais vias. “Todas as ações desenvolvidas dentro do Plano de Mobilidade Urbana Municipal têm como premissa o uso devido dos espaços públicos e o direcionamento das ações do poder público. Quanto às ações já realizadas em Governador Valadares, podemos citar que tivemos grandes avanços e melhorias por meio das mesmas, inclusive por meio da implantação do corredor exclusivo de ônibus, que nos trouxe a diminuição dos tempos de viagem e agilidade nas mesmas”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM