Moradores de rua ganham novo espaço de acolhimento integral temporário

A ideia é proteger a parcela mais vulnerável da população durante o período de emergência de saúde pública de enfrentamento à Covid-19

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) não tem medido esforços para atender as demandas sociais no período de quarentena, e uma das providências tomadas foi proteger os moradores de rua de contrair e propagar o novo coronavírus, bem como garantir que eles tenham um local seguro e sem aglomeração para receber orientações, cuidados de saúde, higiene e alimentação.

Estas medidas fazem parte do Plano de Contingência Intersetorial de Atendimento a esta população em Período Emergencial de Saúde Pública de Prevenção e Contenção da Covid-19, elaborado pela SMAS, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Educação (Smed), Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Saae e a Polícia Militar.

Desde o dia 23 de março deste ano, por exemplo, o Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias Abrigo Noturno tem funcionado em horário integral, oferecendo 5 (cinco) refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche noturno), além de espaços de higienização, lavagem e secagem de roupas, com o intuito de garantir que as pessoas permaneçam no local. O Abrigo fica na rua Joaquim Ribeiro Nascimento, nº 95, bairro São Cristóvão.

Como medida de adequação às exigências de saúde e a possibilidade de ampliação de vagas, no dia 27 de abril foi aberto um novo espaço de acolhimento institucional em período integral temporário, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).  O local conta com dormitórios que respeitam o distanciamento de 2 (dois) metros de distância entre eles, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), além de espaço para higienização pessoal, lavagem e secagem de roupas, refeitórios, alimentação, banheiros e áreas livres para a convivência. O local tem capacidade para acolher 92 pessoas. O novo espaço fica na rua T, 249 – bairro Nova Vila Bretas.

Nestes locais são ofertados acompanhamento profissional diário, entretenimento (oficinas de cinema, de musicalização com roda de viola, de jogos esportivos, de cuidados pessoais; gincanas; momentos de reflexão sobre temas de convivência), atividades laborativas, de lazer e sociopedagógicas com o apoio das equipes do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

E mais: ações das equipes do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) e do Consultório na Rua, que dão orientações em relação aos cuidados preventivos ao coronavírus, vacinam os usuários e funcionários, promovem ginástica laboral e aferem a pressão arterial.  Há, ainda, orientação farmacêutica em relação ao uso de medicamentos, atendimento clínico pelos psicólogos às terças e quintas-feiras com acompanhamento de receitas do CAPS AD e orientações das equipes de Saúde Bucal do município com entrega de kits de higiene.

Vale ressaltar que o acesso aos moradores de rua ao acolhimento integral temporário pode ser feito através de demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços. O Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Família conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil, Loja Maçônica 13 de Maio e o grupo GV Invisível.

Outras medidas

A abertura do novo espaço não é a única providência que a SMAS tomou para zelar pela vida e saúde das pessoas de situação de rua. Além de manter o Abrigo Noturno funcionando em horário integral, desde março de 2020, foram instalados registros de água em pontos estratégicos da cidade para que a população em situação de rua tenha condições de higienizar as mãos. A ação contou com o apoio das Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), de Assistência Social (SMAS) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Abordagem Social, Centro Pop e Consultório na Rua

Governador Valadares conta com uma rede de atendimento para estes moradores. Além da equipe de Abordagem Social, que percorre pontos estratégicos da cidade a fim de identificar, orientar e ajudar essa população mais vulnerável, o município conta ainda com os profissionais do Consultório na Rua da área de saúde. Estes são responsáveis por destinar cuidados de saúde (teste de glicemia, aferição de pressão, orientações sobre como se proteger das infecções sexualmente transmissíveis, de saúde bucal, dentre outras, bem como, de realizar testes rápidos e encaminhar aqueles que necessitam aos serviços da rede pública de saúde).

E mais: Tem também o Centro Pop, que continua atendendo pessoas por agendamento e funcionando de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 7 às 17 horas, para banho, lavagem e secagem de roupas e cafés da manhã e da tarde. No entanto, estão sendo evitadas atividades coletivas e aglomerações.

Vale lembrar que o Centro Pop fica na Rua Belo Horizonte, 816, Centro. E também que nos espaços estão sendo resguardadas a saúde dos funcionários e usuários dos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM