[the_ad id="288653"]

Modo de Fazer Queijo Minas Artesanal é candidato a Patrimônio Imaterial da Humanidade

Sugerida pelo Iphan, iniciativa foi apresentada neste sábado pelo ministro do Turismo, Carlos Brito, durante a 4ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas, em Belo Horizonte

Foi lançada no sábado (24.09), em Belo Horizonte (MG), a candidatura do Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade. A iniciativa, sugerida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi anunciada pelo ministro do Turismo, Carlos Brito, durante o 4º Festival do Queijo Artesanal de Minas, que acontece na capital mineira.

O ministro Carlos Brito enalteceu a importância do produto à atração de visitantes e apontou esforços pelo fortalecimento do turismo no campo no país. Brito destacou que o MTur e outros parceiros públicos promovem o projeto Experiências do Brasil Rural, que capacita empreendedores para a estruturação de produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo.

Também presente ao evento, a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, lembrou que o Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008. Peixoto ressaltou que, ao longo dos anos, ações de salvaguarda do bem realizadas pelo IPHAN e outras entidades públicas e privadas garantiram o seu destaque no mercado.

A candidatura do Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal, que será apresentada à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e da Associação Mineira de Queijo Artesanal (AMIQUEIJO).

No total, Minas Gerais possui 10 grandes regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal. Em 2021, fabricantes locais do produto conquistaram medalhas Super Ouro em um concurso mundial na França: o queijo canastra Ivair Reserva, o queijo Santo Casamenteiro, do Laticínios Cruzília; o queijo canastra do Serjão e o queijo Minas Artesanal produzido na Fazenda Serra do Alexandre.

FESTIVAL – Organizado pelo Sebrae-MG e o Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), o 4º Festival do Queijo Artesanal de Minas é realizado até este domingo no Parque de Exposições da Gameleira. Após dois anos suspenso devido à pandemia, o evento terá a participação de 72 produtores, com um público estimado de 8 mil pessoas. André Martins/Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM