A Mobi Transporte Urbano, concessionária do transporte coletivo em Governador Valadares, está perto de completar um ano de prestação de serviços no município. A marca será celebrada no dia 31 de janeiro, data em que ocorreu a alteração da logomarca Valadarense para Mobi. Com uma nova política e nova administração, a concessionária traçou vários caminhos para satisfazer as necessidades do usuário. Em pouco tempo, lançou aplicativos, aquisição da frota de ônibus com ar-condicionado, criação do cartão com um preço diferenciado da passagem em dinheiro, além da contribuição em campanhas sociais. Nesta entrevista, o gerente da concessionária, Roberto Samuel, avaliou as conquistas da empresa e novidades para o ano de 2020.
A empresa começou a operacionalizar em Valadares, em 2017. Mas a marca (Mobi) foi oficialmente lançada em janeiro de 2019. De acordo com Roberto, a principal conquista é a reconstrução do sistema do transporte coletivo no município . “Veja bem, a preocupação, tanto da diretoria quanto dos funcionários, sempre foi de prestar um bom serviço para a população. A questão da confiança do usuário ela só vem com muito trabalho, e isso a gente tem feito bastante. O trabalho vai continuar sendo esse. Com relação ao que ocorreu no passado, a gente vive o presente planejando o futuro. Portanto, nosso foco é trabalhar pensando no conforto do usuário”, afirmou.
Empresa promete chegada de novos ônibus com ar-condicionado
Dentre as conquistas ao longo do ano, Roberto destaca o lançamento da linha do pico da Ibituruna, que transportou mais de 40 mil pessoas em 2019, o Projeto Bom Passeio, que atendeu 16 escolas, com 46 turmas e 1.121 alunos do 4º ano da rede municipal de ensino. O projeto é realizado pela empresa concessionária em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento, e a renovação da frota dos ônibus. “Em três anos nós renovamos mais de 60% da frota. Desses 60%, trouxemos 10 ônibus com ar-condicionado. Agora em 2020, eu anuncio a aquisição de mais cinco ônibus com ar-condiciando. A tendência é cada vez mais aumentar a frota. Ou seja, a diretoria tem buscado cada vez mais o conforto, segurança e qualidade do transporte urbano para o usuário. Em termo de capacitação de funcionários, nunca se treinou tanto quanto a nossa empresa. Hoje contamos com várias parcerias dentro de Valadares para auxiliar nossos motoristas e demais funcionários”, disse Roberto.
Inovação e Tecnologia
Outra realidade dentro da empresa é o GV Buss, aplicativo que confere os horários das linhas do transporte público em Governador Valadares. Segundo a empresa, atualmente são 34 mil usuários usando o sistema via Android ou IOS. “Com o App, os usuários têm a previsão da hora em que o ônibus vai passar no ponto. O aplicativo vai passar por algumas modificações, neste ano, para facilitar ainda mais a vida do usuário”, declarou Roberto.
Roberto ressalta, ainda, que o monitoramento de todas as linhas dos ônibus são feitas diuturnamente, de dentro da empresa. “Hoje nós temos uma frota de 98 ônibus, que atendem áreas urbanas e distritais. Toda essa frota tem um GPS, onde define a localização do ônibus através do nosso sistema”, comentou.
Bilhetagem eletrônica
Cada vez mais, cidades com mais de 50 mil habitantes já adotaram o pagamento de passagens de ônibus urbanos e metropolitanos pelo sistema de bilhetagem eletrônica. O sistema é simples, basta encostar o cartão no aparelho leitor da bilhetagem e a tarifa é contabilizada. Para Roberto, com o uso do cartão da bilhetagem eletrônica, o transporte público ganha na agilidade dos operadores a bordo, que requerem tempo para lidar com dinheiro e espera impaciente para o pagamento do troco.
Apesar de toda praticidade com a bilhetagem eletrônica, o serviço não necessita da presença de cobradores nos ônibus, motivo que gerou revolta por parte dos usuários. Mas Roberto defende que a flexibilização do sistema está sendo feita aos poucos, para não penalizar o usuário e o cobrador. “Isso é uma tendência em grandes capitais. Se você for em grandes centros não verá a presença do cobrador nos ônibus. A bilhetagem eletrônica facilita o serviço e a vida do usuário. Com o dinheiro se perde muito tempo na catraca. Sobre as demissões, eu gostaria de ressaltar que estamos fazendo capacitações para aproveitar o mesmo profissional dentro da empresa”, defendeu.
Por fim, Roberto garante que para 2020 novos investimentos serão feitos pela empresa. “Com certeza traremos mais inovação e qualidade no transporte coletivo. Já colocamos cinco novos ônibus em circulação na cidade e planejamos aumentar ainda mais a frota de veículos novos até o fim do ano”, concluiu.