Mobi celebra um ano da marca em Valadares

A Mobi Transporte Urbano, concessionária do transporte coletivo em Governador Valadares, está perto de completar um ano de prestação de serviços no município. A marca será celebrada no dia 31 de janeiro, data em que ocorreu a alteração da logomarca Valadarense para Mobi. Com uma nova política e nova administração, a concessionária traçou vários caminhos para satisfazer as necessidades do usuário. Em pouco tempo, lançou aplicativos, aquisição da frota de ônibus com ar-condicionado, criação do cartão com um preço diferenciado da passagem em dinheiro, além da contribuição em campanhas sociais. Nesta entrevista, o gerente da concessionária, Roberto Samuel, avaliou as conquistas da empresa e novidades para o ano de 2020.

A empresa começou a operacionalizar em Valadares, em 2017. Mas a marca (Mobi) foi oficialmente lançada em janeiro de 2019. De acordo com Roberto, a principal conquista é a reconstrução do sistema do transporte coletivo no município . “Veja bem, a preocupação, tanto da diretoria quanto dos funcionários, sempre foi de prestar um bom serviço para a população. A questão da confiança do usuário ela só vem com muito trabalho, e isso a gente tem feito bastante. O trabalho vai continuar sendo esse. Com relação ao que ocorreu no passado, a gente vive o presente planejando o futuro. Portanto, nosso foco é trabalhar pensando no conforto do usuário”, afirmou.

Empresa promete chegada de novos ônibus com ar-condicionado

Dentre as conquistas ao longo do ano, Roberto destaca o lançamento da linha do pico da Ibituruna, que transportou mais de 40 mil pessoas em 2019, o Projeto Bom Passeio, que atendeu 16 escolas, com 46 turmas e 1.121 alunos do 4º ano da rede municipal de ensino. O projeto é realizado pela empresa concessionária em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento, e a renovação da frota dos ônibus. “Em três anos nós renovamos mais de 60% da frota. Desses 60%, trouxemos 10 ônibus com ar-condicionado. Agora em 2020, eu anuncio a aquisição de mais cinco ônibus com ar-condiciando. A tendência é cada vez mais aumentar a frota. Ou seja, a diretoria tem buscado cada vez mais o conforto, segurança e qualidade do transporte urbano para o usuário. Em termo de capacitação de funcionários, nunca se treinou tanto quanto a nossa empresa. Hoje contamos com várias parcerias dentro de Valadares para auxiliar nossos motoristas e demais funcionários”, disse Roberto.

Inovação e Tecnologia

Outra realidade dentro da empresa é o GV Buss, aplicativo que confere os horários das linhas do transporte público em Governador Valadares. Segundo a empresa, atualmente são 34 mil usuários usando o sistema via Android ou IOS. “Com o App, os usuários têm a previsão da hora em que o ônibus vai passar no ponto. O aplicativo vai passar por algumas modificações, neste ano, para facilitar ainda mais a vida do usuário”, declarou Roberto.

Roberto ressalta, ainda, que o monitoramento de todas as linhas dos ônibus são feitas diuturnamente, de dentro da empresa. “Hoje nós temos uma frota de 98 ônibus, que atendem áreas urbanas e distritais. Toda essa frota tem um GPS, onde define a localização do ônibus através do nosso sistema”, comentou.

Monitoramento de todas as linhas dos ônibus são feitas via GPS,diuturnamente, de dentro da empresa

Bilhetagem eletrônica

Cada vez mais, cidades com mais de 50 mil habitantes já adotaram o pagamento de passagens de ônibus urbanos e metropolitanos pelo sistema de bilhetagem eletrônica. O sistema é simples, basta encostar o cartão no aparelho leitor da bilhetagem e a tarifa é contabilizada. Para Roberto, com o uso do cartão da bilhetagem eletrônica, o transporte público ganha na agilidade dos operadores a bordo, que requerem tempo para lidar com dinheiro e espera impaciente para o pagamento do troco.

Apesar de toda praticidade com a bilhetagem eletrônica, o serviço não necessita da presença de cobradores nos ônibus, motivo que gerou revolta por parte dos usuários. Mas Roberto defende que a flexibilização do sistema está sendo feita aos poucos, para não penalizar o usuário e o cobrador. “Isso é uma tendência em grandes capitais. Se você for em grandes centros não verá a presença do cobrador nos ônibus. A bilhetagem eletrônica facilita o serviço e a vida do usuário. Com o dinheiro se perde muito tempo na catraca. Sobre as demissões, eu gostaria de ressaltar que estamos fazendo capacitações para aproveitar o mesmo profissional dentro da empresa”, defendeu.

Por fim, Roberto garante que para 2020 novos investimentos serão feitos pela empresa. “Com certeza traremos mais inovação e qualidade no transporte coletivo. Já colocamos cinco novos ônibus em circulação na cidade e planejamos aumentar ainda mais a frota de veículos novos até o fim do ano”, concluiu.

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