[the_ad id="288653"]

Ministro de Portos e Aeroportos estará em Valadares nesta quinta-feira

Ministro de Portos e Aeroportos estará em Valadares nesta quinta-feira
FOTO: Assessoria de Comunicação/ Dep. Leonardo Monteiro

GOVERNADOR VALADARES – Nesta semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos), estará em Governador Valadares. A visita ao município acontecerá na quinta-feira, dia 13, no feriado de Santo Antônio. A agenda de Sílvio Costa Filho em Valadares tem como um dos principais compromissos o anúncio de novos investimentos para a obra de ampliação e reforma do Aeroporto Coronel Altino Machado, em Valadares. 

A expectativa é que o ministro dê ordem de serviço para início das obras de recapeamento da pista de pouso e implantação dos papis. E, além disso, anuncie a licitação da empresa que será responsável por construir um novo terminal de passageiros no aeroporto. 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), o secretário nacional de aviação civil, Tomé Franca, e o deputado federal, Leonardo Monteiro (PT)  acompanharão a visita, prevista para iniciar às 11h da manhã. 

“Vamos anunciar oficialmente o início das obras do nosso aeroporto. Agradeço e parabenizo a Infraero pelo esforço de priorizar nosso aeroporto. Será uma obra muito importante para a nossa cidade e região!”, publicou nas redes sociais, Leonardo Monteiro. 

Há três meses Infraero assumiu gestão do aeroporto  

No mês de março, durante a solenidade que marcou a transferência de gestão do Aeroporto Coronel Altino Machado, a Infraero anunciou o investimento de R$ 90 milhões no aeroporto de Governador Valadares até 2025. Na época, a empresa apresentou um prazo otimista para a conclusão das obras de ampliação do terminal e destacou o potencial como aeroporto regional. O evento aconteceu no auditório Luiz Franco, no prédio da Prefeitura de Valadares, e contou com a presença de representantes da Infraero e autoridades locais.

Desde 1994, a Prefeitura de Valadares era a responsável pela gestão do aeroporto, porém, no ano passado a Administração Municipal chegou no entendimento de que não tinha expertise e recursos para cuidar do empreendimento e aceitou a proposta do Ministério de Portos e Aeroportos para repassar a gestão do aeroporto para a Infraero.“Nós vamos fazer obras no valor de 90 milhões, o que não quer dizer que na frente não possam ter novos investimentos”, disse Aparecido Luiz da Silva, diretor de Administração da Infraero, no dia 12 de março de 2024. 

Troca de gestão

Nos últimos anos, a Prefeitura de Valadares era a responsável pela gestão do aeroporto, porém, a Administração Municipal abriu mão da responsabilidade  e aceitou a proposta do Ministério de Portos e Aeroportos para retomar a gestão. Em dezembro de 2023, o Ministério de Portos e Aeroportos comunicou o início do processo de transferência da gestão do Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares, segundo a publicação da Portaria nº 546, no Diário Oficial da União. 

Comments 1

  1. A. França says:

    Pelo porte da cidade de Valadares, já era pra ter voos com aeronaves de grande portes e várias empresas aéreas, pois a pista do aeroporto Altino Machado é bem maior que algumas pistas de aeroportos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

TBT – 50 Anos atrás

🔊 Clique e ouça a notícia Olá turma do Segundo Ano Cientifico do Colégio IBITURUNACampeões do 1º. Jogos Estudantis do Colégio Ibituruna (JECI) – 1974Nos encontraremos no dia 6 de