GOVERNADOR VALADARES – A cidade de Governador Valadares receberá, na próxima segunda-feira (16), a visita da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo. A partir das 9h, ela participa do Circuito EcoRodovias de Esporte e Cidadania, em evento que será realizado no auditório da Fadivale, com uma palestra sobre o tema “Esporte e Cidadania: construindo um futuro melhor”.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), e reunirá estudantes de seis instituições de ensino da cidade. Participam alunos das escolas estaduais Professora Theolinda de Souza Carmo, Israel Pinheiro, Sagrada Família, Pedro Ribeiro Cavalcante Filho e São José, além da Escola Municipal Octavio Soares Ferreira.
Além da ministra, o evento terá a presença de nomes do esporte local e nacional. O coordenador regional do projeto em Valadares, o profissional de Educação Física Misael Lopes de Melo Filho, receberá o ex-atleta Walter Cotta e o atleta e empresário Cleiton Silva, proprietário da Arena 23.
Projeto que alia esporte e cidadania
O Circuito EcoRodovias é um projeto socioesportivo realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A proposta é promover a formação cidadã de crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, por meio da prática esportiva e de atividades pedagógicas que reforçam valores como ética, respeito, disciplina e trabalho em equipe.
Com ações realizadas em diferentes regiões do país, o projeto tem como objetivo principal formar jovens mais conscientes de seus direitos e deveres, além de oferecer ferramentas para o desenvolvimento pessoal e coletivo por meio do esporte.