Minas Gerais bate novamente o recorde de maior queijo do mundo

Minas Gerais bate novamente o recorde de maior queijo do mundo
FOTO: Marco Evangelista / Imprensa MG

IPANEMA – A cidade de Ipanema, no Vale do Rio Doce, consolidou seu título de capital mundial dos queijos gigantes pela quarta vez consecutiva. No último sábado (1º), durante a 14ª Festa do Queijo, a cidade superou seu próprio recorde com um queijo padrão de 2.870 quilos. O evento celebra a cultura local, a tradição gastronômica mineira e a pujança da agropecuária da região. 

Um festival de sabores e tradição

Queijo gigante: A empresa Laticínio Dois Irmãos foi a responsável pela produção do queijo recordista, utilizando 28 mil litros de leite. A expectativa era superar os 2.700 quilos do ano anterior. Para Matheus Nascimento, gerente do laticínio detentor do recorde, a busca pela superação é constante para manter o título em Ipanema:

“É muita responsabilidade, e a gente fica muito apreensivo, porque é um recorde que é nosso, mas a gente sempre busca bater ele mesmo. Por mais que a gente planeje tudo, fica ainda naquela ansiedade, ‘será que vai bater, será que não vai, como que vai ser’. Mas, graças a Deus, até hoje a gente conseguiu obter e o sucesso nos recordes.”

FOTO: Marco Evangelista / Imprensa MG

Doce de leite: Desde 2013, a fábrica de doces Nhá Nair é a responsável pela produção do maior doce de leite do mundo. Neste ano, foram utilizados 2.500 litros de leite e 700 quilos de açúcar para superar a marca anterior, resultando em um doce de 1.210 quilos. Marlúcio Venância, responsável pela produção, destaca a importância da qualidade além do tamanho. “Ele não pode ser só o maior, tem que ser o melhor também. A intenção é manter a qualidade, a gente busca manter o sabor dos nossos produtos, mesmo sendo uma quantidade muito alta. É uma oportunidade de adoçar a boca de todo mundo.”

FOTO: Marco Evangelista / Imprensa MG

Queimadinha: O tradicional quitute mineiro também teve seu momento de glória na festa. A produção local atingiu a marca de 1.550 litros, um verdadeiro banquete para os apreciadores da iguaria.

Pão de queijo colossal: Uma das novidades que conquistou o público foi o pão de queijo gigante de 4,03 kg, feito pelo salgadeiro Heraldo Borelli e sua esposa. Pela primeira vez, a iguaria mineira ganhou destaque na festa:

“Esse experimento de fazer o pão de queijo gigante está sendo um desafio pra gente, tem dois meses que estamos testando. Está sendo muito grandioso, como experiência pra gente. Eu pedi a Deus que abençoe essa novidade da festa. Que está todo mundo esperando”, conta Borelli.

Festa do Queijo: valorizando a cultura e a economia local

A Festa do Queijo, idealizada em 2010, visava valorizar e desenvolver a agropecuária da região, já que Ipanema está situada em uma bacia leiteira importante para o estado. A secretária de Comércio, Indústria e Turismo da Prefeitura de Ipanema, Ana Carolina Alencar Queiroz Rodrigues, ressalta os benefícios que o evento proporcionou. “A Festa do Queijo, além de alcançar o que pretendia no início, foi ganhando mais notoriedade, incentivou o aumento da produção e melhorou a qualidade do leite. A festa traz empreendedorismo, valoriza o artesanato local e o produtor rural.”

O evento é gratuito, organizado pela Prefeitura Municipal de Ipanema, e conta com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Durante os dias de festa, teve shows e partilha dos produtos (queijo, doce de leite, queimadinha e pão de queijo) entre as atrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM