Com as estradas mais movimentadas neste início de ano, ter um carro bem regulado é muito importante para o motorista
Neste período de começo de ano, muita gente tem o costume de viajar com a família, devido as férias escolares e de trabalho. Com isso, o tráfego nas estradas de todo o país, que já tem muito movimento de ônibus e caminhões, aumenta bastante. Motoristas que pegam a estrada precisam de muita atenção, além de ter um carro bem regulado para fazer uma viagem tranquila e segura. Por isso, é primordial uma boa revisão no carro para tentar diminuir os riscos da viagem.
O Diário do Rio Doce ouviu três mecânicos que falaram sobre a importância de verificar as condições e calibragem dos pneus, alinhamento, balanceamento, sistema de arrefecimento, freios, dentre outros pontos importantes na manutenção dos carros.
Júnior Breguêz é gerente de uma mecânica e tem experiência de mais de 15 anos na área. Ele destaca que um dos pontos mais importantes é conferir como estão os freios, pois as pastilhas e as lonas se desgastam com o tempo e isso prejudica a eficiência da frenagem de um carro. “É imprescindível ter os freios em boas condições, pois diz respeito a segurança do veículo. Antes da viagem, o ideal é levar o carro em uma oficina especializada para conferir como estão os desgastes das pastilhas e lonas, além de conferir o óleo de freio, pois tem vencimento de dois anos e precisa ser substituído após esse período. Outros componentes também precisam de verificação, como níveis de água, óleo, estado e calibragem de pneus, além da conferência da suspensão. Se o carro já revisado tem um risco, os que não são revisados têm mais chances de ter algum problema no meio do caminho. Então a recomendação é sempre revisar o carro antes de qualquer viagem”.

Marcelo André tem 20 anos de experiência em manutenção e mecânica de carros e também ressalta que antes de qualquer viagem, o ideal é sempre fazer uma boa revisão no veículo. Ele lembrou um ponto que passa despercebido por muitos: as lâmpadas do veículo. “Tem muita gente que viaja à noite e as lâmpadas são mais um item de segurança. Por exemplo, uma luz de freio. Se a pessoa pisar no freio e isso não tiver sinalizando, pode ocorrer um acidente. Por isso é bom ver se está tudo funcionando. O motorista também precisa conferir o alinhamento, balanceamento, ver se o carro não tem folga, se está tudo justo, além do sistema de arrefecimento para poder fazer uma viagem segura”.

Ezequiel Patrício, também conhecido como Quiel, tem mais de 35 anos de experiência em mecânica geral. Ele explica que o carro precisa estar alinhado, balanceado, além de ter a limpeza do sistema de arrefecimento em dia. “O balanceamento é para não deixar o carro tremer na pista e o alinhamento para não deixar gastar os pneus, caso ele esteja puxando para um lado ou para o outro. Para fazer essas duas coisas, tem outras situações para olhar. Se o carro tiver com os pneus em más condições, precisam ser substituídos. Se tiver com algum pivô ou amortecedor ruim, como o alinhamento é computadorizado, não aceita folga. O carro deve estar todo justo. Além disso, é importante conferir o sistema de arrefecimento, que lava o motor por dentro. É aquilo que chamamos de ‘hemodiálise do automóvel’. A sujeira pode entupir a canalização do motor, queimar a junta do cabeçote e trazer problemas para o motorista, por isso é importante fazer essa limpeza”.