A Secretaria Municipal de Saúde informou, na noite dessa quinta-feira (27), que foram notificados mais dois novos casos suspeitos de meningite em Governador Valadares. Segundo o comunicado da Secretaria, tratam-se de duas mulheres, uma entre 15 e 18 anos e a outra entre 20 e 25 anos. Após a suspeita da doença, as duas mulheres foram internadas no Hospital Municipal e no momento estão estáveis.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, amostras já foram coletads e serão enviadas para análise no Laboratório da FUNED em Belo Horizonte. As famílias foram orientadas e estão sendo monitoradas.
Além dos casos comunicados nessa quinta (27), a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado dos exames de dois outros casos suspeitos, notificados no dia 21 de outubro. A Secretaria de Saúde informou que as pessoas acometidas seriam duas crianças – um menino e uma menina – com apenas um mês de vida e são de municípios vizinhos de Valadares.
Casos de meningite em Minas Gerais
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, foram confirmados 626 casos positivos e 91 óbitos por meningite até o mês de setembro. Em 2021 foram 519 casos com 51 óbitos.
Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais comunicou que irá ampliar a cobertura vacinal contra a meningite no estado, a partir do dia 3 de novembro, para imunização com a vacina Meningocócica C. Poderão ser imunizados os jovens de 16 a 30 anos; os estudantes, professores e trabalhadores da educação superior sem limite de idade; e profissionais de saúde sem limite de idade.