Maio Amarelo: autoridades simulam acidente de trânsito no Centro e conscientizam valadarenses

“Nosso papel no trânsito é o papel de gerar vida, não morte”, afirma o tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, do Corpo de Bombeiros; autoridades chamam a atenção para infrações e vidas em risco

O carro completamente destruído, a moto aparentemente carbonizada, a bicicleta retorcida, duas vítimas gravemente feridas e uma pessoa já sem vida. São esses os elementos que compuseram o cenário na manhã desta quinta-feira (5) na região da praça dos Pioneiros, em Valadares. Mas, para o alívio de quem passava pelo local, tratava-se apenas de uma encenação.

VÍDEO: Carolina Moreira/DRD

Porém, as tristes imagens que, hoje, foram somente uma simulação, já se repetiram pelo menos 665 vezes só neste ano. É o que relatou o enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Héverton da Silva Nunes, em entrevista ao DRD, durante a ação. “É muito preocupante. Muitas vezes, essas vítimas, quando a gente chega ao local, já estão em óbito”, ressalta o socorrista. Ele também mencionou que, em muitos casos, há ingestão de bebida alcoólica pelas vítimas.

O socorrista Héverton Nunes acredita que ações como esta reforçam a conscientização dos condutores – FOTO: DRD

Em 2021, o número de casos registrados pelo Samu também foi alarmante. Segundo Nunes, foram 2.011 acidentes de trauma (quando há feridos) só na região de Valadares. Diante da contagem feita até o momento, o socorrista acredita que, em 2022, o índice seja maior. Por isso, os órgãos de segurança e saúde do município mantêm o alerta:

Haja vista que a gente ainda não está nem no meio do ano, já estamos com um número bem grande. A gente tem trabalhado com outros órgãos, como equipes dos Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, agentes de trânsito, para tentar conscientizar a população e não ter mais esse tipo de acidente”, afirma Héverton Nunes.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito se reuniram para advertir a população valadarense – FOTO: DRD

Educação e conscientização

Contudo, a ação desta manhã não ensinou somente “gente grande”. Crianças e adolescentes de diversas escolas de Valadares compareceram e participaram ativamente da movimentação, erguendo placas, cartazes e até mesmo faixas com mensagens relacionadas à campanha.

Alunos ergueram faixas com orientações de segurança – FOTO: DRD
Crianças seguravam placas com frases e ilustrações – FOTO: DRD

Para a alegria dos pequenos, os mascotes Faísca e Samuzinho (do Corpo de Bombeiros e do Samu) marcaram presença. Então, após os ensinamentos, as personagens interagiram com as crianças, com muita descontração e pose para fotos.

Mascotes “Faísca” e “Samuzinho” fizeram a alegria das crianças – FOTO: DRD

Entretanto, não foi por acaso a decisão de educar também os pequenos. Segundo o tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, ao ensinar crianças e adultos, destaca-se o fato de que “acidentes não são inevitáveis”. Sendo assim, é possível evitar que a cena exposta hoje no centro da cidade se torne real.

A gente pode evitar o acidente, desde que cada um dos atores cumpra o seu papel. Temos que respeitar o trânsito, seja pedestre, ciclista, motociclista ou motorista de carro, ônibus, caminhão, motorista de aplicativo. É um momento em que a gente tem que sempre entrar em reflexão. Nosso papel no trânsito é o papel de gerar vida, não morte. Nós estamos com grandes projetos este ano, de trabalhar junto com as crianças, com os adolescentes. Porque nós entendemos que eles, hoje, são os que melhor vão receber as boas práticas. Se nós ensinarmos desde cedo as crianças, que o trânsito tem que ser ‘respeito’, nós teremos, então, um futuro melhor”, declarou o tenente-coronel.

Além disso, o bombeiro militar enfatiza a responsabilidade da família como exemplo para as crianças: “Quando o pai e a mãe estiverem com a criança, [devem] ensinar a respeitar as leis, respeitar o trânsito, a ter respeito uns pelos outros e realmente fazer boas práticas. Nossa cidade é muito jovem, de gente muito bonita. Vamos fazer um trânsito alegre e feliz”, conclui Luciano Barbosa.

Tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, do Corpo de Bombeiros – FOTO: DRD

Infrações e vidas em risco

Por fim, o delegado Marcos de Alencar, da Polícia Civil, alertou condutores sobre práticas que geram consequências gravíssimas. Segundo Alencar, as infrações mais registradas pela PC em acidentes são: embriaguez ao volante e direção perigosa próximo a locais movimentados.

No entanto, Alencar aproveitou a ocasião para reforçar também os riscos em tentar conciliar aparelhos eletrônicos (como celular e fones de ouvido) à condução de veículos. “Nós vivemos numa época em que as relações são muito virtuais. Então, você não para o veículo, como diz o Código de Trânsito, para atender o celular, ouvir um iPad, iPod, enfim. Tem que ser coibido”, comenta o delegado.

Sobretudo, o delegado falou sobre a responsabilidade que todos os envolvidos no trânsito têm pela vida do próximo. Assim sendo, veículos maiores devem ter cuidado com os menores; e condutores, muita cautela com ciclistas e pedestres.

Confira os detalhes na entrevista concedida pelo delegado de Polícia Civil, Marcos de Alencar, à nossa equipe, durante a ação:

Ainda na ocasião, o prefeito André Merlo destacou a importância de um trânsito seguro para melhor funcionamento do Hospital Municipal. O prefeito lembra a todos que as vítimas de acidentes são, normalmente, encaminhadas para o HM. Portanto, quanto menor o número de vítimas, menor também será a demanda de pacientes graves no hospital, o que favorece a Saúde do município. “Isso reflete lá no hospital. O pronto-atendimento lotado. Muita gente percebe e fica incomodada, como eu fico também. O maior impacto, lá, é oriundo do trânsito”, disse.

Também esteve na ação, representando o prefeito André Merlo durante a apresentação oficial da campanha Maio Amarelo, junto com as autoridades, a secretária Municipal de Saúde, Caroline Sangali.

Caroline Sangali representou André Merlo durante apresentação oficial da campanha – FOTO: DRD

Assista, agora, imagens da simulação do acidente de trânsito, realizada na manhã desta quinta-feira (5), na praça dos Pioneiros, em Valadares:

Carolina Moreira/DRD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM