O líder de uma organização criminosa, com atuação no tráfico de drogas e prática de homicídios na região de Manhuaçu, foi preso na madrugada desta terça-feira (16) em Porto Seguro, na Bahia. A prisão faz parte da operação “Sexto Mandamento”, deflagrada pela Polícia Militar (Minas Gerais e Bahia), Polícia Civil (Minas Gerais e Rio de Janeiro), Ministério Público de Minas Gerais e Poder Judiciário.
De acordo o Ministério Público, o líder da organização criminosa é suspeito de ser o mandante de diversos homicídios na região, em grande parte pela disputa pelo tráfico.
Segundo informações divulgadas pelos órgãos de segurança pública, o traficante estava há algum tempo oprimindo a comunidade. A base do líder do grupo foi estabelecida na comunidade São Francisco de Assis, mas o traficante atuava como uma liderança criminosa que abastecia outros bairros de Manhuaçu, inclusive outros municípios da região. Ele estava foragido na cidade do Rio de Janeiro.
Combate ao tráfico de drogas na região de Manhuaçu
A prisão do líder da organização criminosa é a culminância de diversas ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública, nas quais foram cumpridas dezenove prisões de pessoas diretamente envolvidas com o narcotráfico e homicídios.
Em 2022, a parceria dos órgãos de segurança pública resultou na prisão do “braço direito” do chefe dessa organização criminosa. Após a Polícia Militar repassar a localização exata dele no estado do Rio de Janeiro, a Polícia Civil carioca efetuou a prisão. Outra prisão importante foi a do sucessor dele, com a consequente apreensão de cem tabletes de maconha.
Em continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas e a ocorrências de homicídio na região de Manhuaçu, a Polícia Militar está ocupando bairros e estabelecendo policiamento de proximidade com a comunidade, além de apoiar o poder público municipal com o Programa Fique Vivo. A Polícia Civil tem apurado vários homicídios e representado pela prisão preventiva dos suspeitos de praticar esse tipo de crime.
Consequências do tráfico de drogas
De acordo com os órgãos de segurança, desde o ano de 2017, aproximadamente quarenta pessoas foram vítimas de homicídios tentados e consumados na cidade de Manhuaçu, em decorrência do tráfico de drogas. Na grande maioria, jovens entre 15 e 29 anos.