Julho Amarelo: conscientização e combate às hepatites virais

FOTO: Divulgação

O Dia Mundial das Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, é uma data importante para alertar sobre a prevenção e o combate a essas doenças. A hepatite é uma doença que pode afetar gravemente a saúde pública, com destaque para as hepatites dos tipos A, B e C. Essas infecções podem ser assintomáticas, dificultando o diagnóstico precoce. Por isso é fundamental que a população esteja atenta aos riscos e adote medidas preventivas.

Formas de prevenção e importância da vacinação

A coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais da SES-MG, Mayara Marques, destaca a importância da prevenção e da vacinação. “Para prevenir as hepatites virais é importante utilizar preservativo em todas as relações sexuais, ter as medidas de higiene pessoal e de saneamento básico e evitar o compartilhamento de materiais de uso pessoal, como escova de dente e alicate de unha. Para as hepatites dos tipos A e B, existe vacina. Para a hepatite C nós não temos vacina disponível, mas é uma doença que tem tratamento e cura. É importante que as pessoas façam o teste rápido para o diagnóstico das hepatites virais B e C, esse teste rápido está disponível nas unidades básicas de saúde”, explica.

Dados e números em Minas Gerais

Em Minas Gerais, as hepatites A, B e C são as mais comuns, sendo as do tipo B e C as que mais preocupam devido ao risco de evolução para cirrose e câncer no fígado. O impacto dessas infecções resulta em aproximadamente 1,4 milhão de mortes anualmente no mundo, incluindo infecção aguda, câncer hepático e cirrose.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais realiza ações em combater as hepatites virais e promover a conscientização sobre a doença. Ao longo do ano, são realizadas diversas ações, como a elaboração e publicação do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, a Campanha Informativa em alusão ao Dia de Combate às Hepatites Virais, a distribuição de testes rápidos e insumos preventivos, entre outras medidas.

É importante que a população esteja atenta aos sintomas das hepatites e busque o diagnóstico precoce para garantir um tratamento adequado. Além disso, a vacinação é uma forma eficaz de prevenir as hepatites A e B, e o tratamento pelo SUS está disponível para a hepatite C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como