[the_ad id="288653"]

Jovem valadarense assina primeiro contrato profissional com Atlético Mineiro

Caio Ribas tem conseguido destaque no futebol e também foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17 recentemente

O jovem valadarense Caio Ribas tem se destacado no futebol e com apenas 16 anos assinou o seu primeiro contrato profissional com o Atlético Mineiro, nesta semana. Outra notícia boa para o volante é a convocação para a Seleção Brasileira sub-17. Ele e os outros convocados participarão de um período de treinamentos em Itu, cidade do interior de São Paulo, entre os dias 2 e 13 de novembro, o qual servirá como preparação para o Sul-Americano, competição marcada para se iniciar no dia 31 de março de 2021.

Antes de chegar ao Atlético Mineiro, Caio Ribas passou por algumas escolinhas em Governador Valadares. Ele conta um pouco dessa trajetória até chegar ao clube da capital mineira. “Eu desde pequeno sempre gostei de jogar bola e meu pai me levava para ver alguns jogos, quando ele jogava. Comecei jogando futsal na escolinha do Minas Clube, com o professor Dedé. Depois passei para o campo e fui jogar no Coopevale. Em 2016, com 12 anos, fui jogar uma Copa Timóteo pelo Coopevale, fui visto pelo Atlético e recebi um convite. Após um período de testes, passei e estou aqui até hoje. Graças a Deus é uma oportunidade única de jogar em um clube grande como é Atlético Mineiro. É um sonho de criança, pois sempre falei para o meu pai que queria jogar em um clube de grande porte e da elite do futebol brasileiro. Agora é seguir firme para que as coisas continuem dando certo”, disse.

Família do jovem atleta presente no dia da assinatura do contrato com o Atlético Mineiro (Foto: Divulgação)

Família acompanhando de perto

A oportunidade de jogar no Atlético Mineiro mudou a rotina da família de Caio Ribas. O pai do jovem atleta, Ladislau Araújo, conta como foi esse processo de mudança, já que o filho foi muito novo para Belo Horizonte. “Em abril de 2016 o Caio estava no Coopevale e disputou uma Copa Timóteo, na subsede de Dom Cavati. Foi aí que começou a história com o Atlético Mineiro. Ele foi chamado para fazer um teste em julho do mesmo ano. Um mês depois, começou a treinar no clube, porém, em monitoramento. Após esse período de monitoramento, passou e começou a integrar a categoria sub-14 do Atlético Mineiro. A minha esposa abandonou o serviço em Valadares e foi morar com ele, em um apartamento que alugamos em Belo Horizonte. Meu outro filho, que na época tinha apenas seis anos, ficou morando comigo em Valadares. Depois de sete meses ele também foi morar com a mãe e o Caio, enquanto eu fazia esse trajeto Belo Horizonte-Valadares durante dois anos. Já no início do ano passado também fui para Belo Horizonte morar com eles. Já estamos aqui há algum tempo e as coisas vêm acontecendo.”

Tratado como uma joia da base atleticana, Caio Ribas tem aparecido em alguns treinos do elenco profissional na temporada atual. O seu primeiro contrato como jogador profissional tem uma multa rescisória para o mercado internacional de 50 milhões de euros (cerca 336 milhões de reais). Já para o mercado brasileiro, a multa é de 125 milhões de reais. O jovem atleta é agenciado pela DG Assessoria, representada pelos empresários Giba Brasil, Fred Brasil e Gerson Salvador. O vínculo entre o atleta e sua assessoria foi estendido por mais três anos.

Caio Ribas e o empresário Giba Brasil na renovação do vínculo com a assessoria (Foto: Divulgação)

Sobre o primeiro contrato profissional assinado, Caio Ribas destaca que é uma grande oportunidade e seguirá com humildade para conquistar os objetivos dentro do clube. “Para mim significa um degrau vencido, não é só porque tem uma multa milionária que vai me fazer ficar contente. Tenho sempre que manter os pés no chão e a humildade de seguir atrás dos meus objetivos. Quero chegar ao time principal do Atlético, um clube que abriu as portas para mim e sempre me apoiou. Em 2019, infelizmente, tive algumas lesões, mas me recuperei com trabalho firme e graças a Deus consegui meu primeiro contrato profissional.”

Caio Ribas já havia sido convocado para a Seleção Brasileira sub-15 em anos anteriores. Recentemente foi convocado para integrar a Seleção Brasileira sub-17, que participará de um período de treinamentos. “Graças a Deus, tive a oportunidade de ser convocado para a Seleção sub-15 anteriormente e agora fui chamado para a Seleção sub-17. É uma oportunidade única e tenho que seguir firme e com toda humildade para conquistar os meus objetivos, como participar dos torneios sub-17, sub-20 e chegar à seleção principal. Ser convocado para a Seleção traz muita visibilidade, não só para o futebol brasileiro, mas também para o futebol europeu e outros mercados.”

Caio Ribas participando do treino com o elenco profissional do Atlético Mineiro (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Todo atleta normalmente tem alguma referência no esporte em que está inserido. Caio Ribas cita alguns jogadores que são espelho para ele no futebol. “Eu tenho algumas referências, como o Casemiro, que atua no Real Madri e também joga na Seleção Brasileira. Tem o Iniesta e o Xavi, que jogaram muita bola no Barcelona, além do Zidane. Todos eles são jogadores excepcionais e para mim são algumas das referências que tenho no futebol”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM