[the_ad id="288653"]

Jovem artista de Valadares terá quadros em exposição na França

FOTO: Igor França

Larissa França foi convidada a participar da exposição na galeria comercial do Carrossel do Louvre em abril

GOVERNADOR VALADARES – Uma obra de arte que não é exposta, uma ideia que não se materializa, é como se nunca tivesse existido. Por mais que a motivação de criar de um artista não esteja diretamente ligada à aprovação do público, uma obra de arte que não é vista perde o significado como expressão de pensamentos e de cultura. Dessa forma, a arte, por si, gera reflexão e conexão a partir da interpretação, exposição e visibilidade. E é exatamente isso que Larissa França aos 13 anos busca. A jovem artista plástica de Valadares já expôs suas telas por inúmeras cidades brasileiras e agora se prepara para apresentar o seu talento com tinta e pincel na galeria comercial do Carrossel do Louvre, em Paris, na França.


Mas antes de te contar sobre isso, a gente precisa voltar no tempo um pouco. Afinal, toda história tem um começo, um evento canônico que conecta passado e presente. No caso da Larissa, isso aconteceu quando os pais a levaram a uma exposição de artes aqui mesmo em Governador Valadares – na época Larissa tinha apenas 7 anos e já pintava em casa, mas de forma despretensiosa. Durante a visita naquela exposição, uma das artistas conheceu Larissa e reconheceu o potencial dela para pintura e desenho. Eliane, mãe de Larissa, aproveitou a oportunidade para mostrar algumas pinturas que a filha já tinha feito em casa. Acabou que o talento, já desde criança, levou Larissa a fazer um curso de três meses. Lá ela deu as primeiras pinceladas estudando técnicas de pintura e desenvolvendo suas habilidades.

“No curso, eu pegava bem as atividades de pintura e eu já tinha mais habilidade que as outras crianças que estudavam lá. Foi daí que eu comecei e continuei fazendo as aulas durante 3 meses”, disse Larissa França de Oliveira.

Carreira autodidata

Depois que Larissa terminou o tempo de experiência do curso, ela decidiu seguir numa jornada mais autodidata, fortalecendo a personalidade artística mais autoral. Entre os 7 e 13 anos, Larissa transformou inúmeras telas em branco em quadros vibrantes – foram tantas pinturas que ela já até perdeu a conta. Algumas dessas telas estão espalhadas pelas paredes da casa onde mora. Em cada cômodo é possível ver um quadro da jovem artista como se fosse um eterno retorno a uma exposição caseira com acesso vip para os parentes e amigos.

Fora de casa, as telas da adolescente já foram destaque em mais de 20 exposições pelo país. O estilo que mistura cores vibrantes e diferentes técnicas de pintura resulta em quadros que chamam a atenção de qualquer um que olhe de relance. As inspirações são as mais diversas possíveis: o gosto musical pelo rock, a admiração pelos artistas norte-americanos Billie Eilish e The Weekend, o envolvimento com esporte, seja jogando basquete ou acompanhando as corridas de F1. São ideias que surgem de forma espontânea que revela em tela a relação da jovem artista com o mundo.

Relaxamento

“Pra mim a pintura ajuda a relaxar, colocar uma ideia que fico semanas guardando e pensando se essa é a ideia certa. Aí depois coloco na tela para ver se vai dar certo mesmo, se vai ficar do jeito que eu pensei. Eu defino meu estilo como Pop Art. É tipo colocar a imaginação com uma ideia totalmente diferente, mesmo que seja estranho para quem é de fora, mas pra mim faz total sentido”, disse Larissa França.


Larissa reflete nas telas o espírito do tempo que paira sobre os adolescentes de sua geração. São pinturas com traços coloridos, que não buscam uma representação totalmente fiel – como se fosse um retrato – mas sim, querem expressar possibilidades por meio da mistura de conceitos e percepções contrastantes; e assim chegar a uma obra estática com apelo estético que movimenta pensamentos e emoções através da contemplação.

De Valadares para a Europa

Foram essas características que chamaram a atenção da curadora e artista plástica Angela Oliveira. Larissa foi convidada por ela para participar da exposição na galeria comercial do Carrossel do Louvre nos dias 5, 6 e 7 de abril. Com a ajuda dos algoritmos, Angela conheceu o trabalho da valadarense pelas redes sociais. A mãe da Larissa, que gerencia o Instagram da filha, foi a responsável por contar sobre a oportunidade de participar da exposição.

“Eu conheci [Angela] pelo Instagram, e aí nós começamos a conversar e ela citou sobre o Carrossel do Louvre e convidou a Larissa para uma exposição no Rio Grande do Sul e em outros países. É provável que ela [Larissa] faça uma exposição em Mônaco mais para frente”, disse Eliane Rodrigues de França.

Telas inéditas

Para a galeria comercial em Paris, a Larissa vai enviar dois quadros que ela pintou nas últimas semanas. São duas telas inéditas pintadas para a exposição na França. A primeira pintura é um quadro que tem como tema o personagem da mitologia grega Apolo, conhecido como deus da beleza; é uma explosão de tinta que sai pela cabeça da escultura grega de cerâmica representando a beleza das cores e a vida do personagem.

Já para o segundo quadro, Larissa se inspirou no estilo de Van Gogh e nos banners de publicidade. “Nesta arte é como se a arte clássica estivesse por trás de uma arte atual. É como se fosse um cartaz, onde eu misturei o conceito de atualidade e o conceito clássico. Eu gosto muito de rock e achei que seria um clássico colocar tipo um cartaz, uma cartolina de todas as bandas juntas. A tela tem uma textura como se o papel estivesse rasgando e mostrando a arte por trás. Mostrando que mesmo que as artes sejam diferentes elas têm o mesmo significado de uma arte bela”, explicou Larissa França.

Sem dúvida, a exposição no Carrossel do Louvre é uma oportunidade única para a valadarense compartilhar a sua arte com um público internacional. No entanto, para que ela possa viajar a Paris e participar pessoalmente da exposição, ela e os pais estão trabalhando para arrecadar os fundos necessários para cobrir os custos das passagens aéreas e hospedagem. Por isso, quem puder ajudar pode entrar em contato pelo Instagram @larissafrancatelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM